tag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post8683287098888921137..comments2024-01-19T17:26:19.440-03:00Comments on Pontos de Experiência: Como eu lido com Atributos Mentais e Sociais em jogos Old SchoolDiogo Nogueirahttp://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-8349020822645949362013-09-19T17:40:50.360-03:002013-09-19T17:40:50.360-03:00Bem, bom senso temos que ter em todos os casos. Qu...Bem, bom senso temos que ter em todos os casos. Quanto a rolar dados ou fazer no rolepay, vai depender de cada grupo. Eu, nos jogos estilo Old School, prefiro fazer no papo mesmo, sem rolar dados além da reação inicial. Se o argumento do personagem fizer sentido e for bem passado, eu considero ele como NPC e tento enxergar a situação como se fosse ele. Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-90831527722972941392013-09-19T16:17:07.128-03:002013-09-19T16:17:07.128-03:00Eu tenho um problema, e queria sugestão.
Várias v...Eu tenho um problema, e queria sugestão.<br /><br />Várias vezes meu personagem tentou intimidar algum NPC inculto e com muitos dados de vida a menos que meu personagem. Mas como "intimidação" é baseado em Carisma, é o equivalente àquele capanga do hortifruti com 1 nível de classe de NPC ver um combatente 2:10m de full plate com uma espada bastarda flamejante vaporisar em 15 segundos seus dez companheiros e ainda assim não ter medo dele porque ele treinou por anos mais para bater em inimigos do que para <i>parecer</i> ser capaz de bater em inimigos!<br /><br />Qual a melhor solução? Roleplay, bom senso, ou uma rolagem de dados?Dr. Hardmanhttps://www.blogger.com/profile/16464960627929644021noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-71663392184070359882013-09-16T15:54:19.580-03:002013-09-16T15:54:19.580-03:00Esse negócio de um mesmo personagem agir de forma ...Esse negócio de um mesmo personagem agir de forma completamente diferente dependendo de quem interpreta é verdade até em jogos mais simulacionistas. Acho que isso se deve ao fato de que, mesmo com perícias e talentos, a interpretação transcende (ou deveria) a ficha. <br /><br />O que quero dizer é que nós não conseguimos sair completamente do nosso jeito de ser quando estamos jogando. Pra um cara calmo e passivo é bem mais difícil interpretar os "culhões" de um bárbaro "machão". É por isso que esse equilíbrio proposto pelo Diogo (pra mim) é o melhor, estamos representando personagens, mas ainda somos nós jogando (ou seja, não somos atores).<br /><br />Meio embananado o discurso, mas espero me ter feito entender :PDan Ramoshttps://www.blogger.com/profile/07186251305754523747noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-78292235954496981282013-09-16T15:24:54.608-03:002013-09-16T15:24:54.608-03:00Valeu, Hebert! Obrigado por palavras tão bondosas....Valeu, Hebert! Obrigado por palavras tão bondosas. Mas eu sou um aprendiz como qualquer outro. A cada RPG que leio, sessão que jogo e pessoa que eu conheço vou aprendendo um pouquinho e moldando meu jeito de jogar. Acho que isso é normal né? Todos nós vamos aprendendo. :)Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-66836460758874088282013-09-16T15:23:44.699-03:002013-09-16T15:23:44.699-03:00Entendo o seu posicionamento. Mas veja bem, esses ...Entendo o seu posicionamento. Mas veja bem, esses atributos já tem uma influência bem significativa e definida no jogo. Eu não ignoro essas coisas. Eu só acho que outros aspectos ficam mais interessantes quando o jogador participa ao invés de rolar um dado.<br /><br />Até porque a utilidade de um atributo físico é bem mais limitada do que um atributo mental, pelo menos ao meu ver. Mas há quem prefira não exigir isso de seus jogadores. Normal.Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-52083511985851812872013-09-16T15:14:11.246-03:002013-09-16T15:14:11.246-03:00Bem, eu ja acho que se o jogador comprou o atribut...Bem, eu ja acho que se o jogador comprou o atributo ele tem direito a usa-lo no jogo.<br /><br />Até pq a gente não basei os atributos fisicos e a capacidade de combate dos personagens do atributo do proprio jogador, então não vejo pq fazer o mesmo com o outros.<br /><br />O jogador pode não ser a pessoa mais carismatica do mundo, mas seu bardo elfo pode ser, e acho que um dos motivos de jogarmos rpg é justamente sermos mais heroicos do que somos na vida diaria.Lord Andersonhttps://www.blogger.com/profile/12764002993272304254noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-49126938074092188862013-09-16T11:25:21.955-03:002013-09-16T11:25:21.955-03:00Muito muito muito boa postagem!!! Vou salvar um pd...Muito muito muito boa postagem!!! Vou salvar um pdf aki incluindo os comentarios que tambem achei muito legal!!! Acho muito legal discussões assim, ainda mais pra mim que sou novato como mestre e as vezes eu fico meio perdido. As vezes a minha intenção é ser dar prioridade a interpretação mas na pratica fico meio perdido e deixo o sistema dominar minha narração... Mas posts assim me ajudam muito a ser um mestre melhor!<br />Muito obrigado por nos passar experiencia Mestre Diogo!!!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16248987333991908884noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-40049903007664595412013-09-16T10:53:03.470-03:002013-09-16T10:53:03.470-03:00Uso basicamente a mesma abordagem, contudo, quando...Uso basicamente a mesma abordagem, contudo, quando vejo que os jogadores estão perdidos, costumo liberar alguns testes!<br /><br />Jogo muito em eventos com jogadores novatos e eles as vezes podem não sentir tão a vontade ou não captar tão bem o espírito da coisa. Nesses casos, as vezes permito testes a fim de dar pequenas dicas para que ele possa então resolver o resto usando o roleplay!<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08333967161702620880noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-56015632408918685672013-09-16T09:05:04.489-03:002013-09-16T09:05:04.489-03:00Valeu, Leo! Dependendo do jogo até faço diferente ...Valeu, Leo! Dependendo do jogo até faço diferente (aqueles que tem perícias para essas coisas). Mas nos jogos D&Dlike eu faço assim mesmo.Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-59922724235833796602013-09-16T09:02:11.691-03:002013-09-16T09:02:11.691-03:00Então, Vinícius. Quanto a parte de conhecimento eu...Então, Vinícius. Quanto a parte de conhecimento eu faço igualzinho a você, embora dificilmente eu vá deixar o personagem saber tudo sobre um local ou monstro. O resto que eu faço um pouco diferente.<br /><br />Quanto a busca por coisas escondidas, eu só deixo fazer se descrever onde está procurando e como. Se descrever tão bem que não tem como não achar a coisa, eu nem rolo, ele acha (mas se não, rola o teste). Mas uma coisa que eu não permito é "dou search na sala". Isso não rola. Heheheheh<br /><br />Mas é isso aí. O seu jeito de jogar é mais um meio termo mesmo. Legal.Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-86423559277828817862013-09-16T01:35:12.908-03:002013-09-16T01:35:12.908-03:00Ótima postagem, Diogo.
Antigamente eu era muito ...Ótima postagem, Diogo. <br /><br />Antigamente eu era muito mais dependente dos dados, hoje, não interpreto as coisas de forma muito diferente do que você escreveu.<br /><br />Abraços!<br /><br />Leo Limahttps://www.blogger.com/profile/00211255450380953692noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-44344847560701683612013-09-16T00:32:55.855-03:002013-09-16T00:32:55.855-03:00É, eu sou da escola exatamente contrária :).
Nas ...É, eu sou da escola exatamente contrária :).<br /><br />Nas minhas mesas, atributos mentais (e atividades relacionadas) são levados da seguinte maneira.<br /><br />-Sua descrição de ação e intenção lhe ajudam até certo ponto, mas os atributos do personagem influenciam fundamentalmente nas decisões.<br /><br />---Por exemplo, ao tentar convencer um NPC a realizar um favor para seu personagem, os argumentos que você (jogador) realizar têm peso fundamental para verificar a reação e a necessidade de testes. Um argumento fantástico e bem embasado pode fazer negligente a necessidade de um teste. Um desastroso pode garantir uma falha na tentativa. Qualquer coisa entre esses dois extremos pediria uma rolagem posterior à sua descrição - e as suas escolhas podem lhe garantir bônus ou penalidades.<br /><br />---Não deixo desafios lógicos serem definidos por uma mera rolagem - a menos que o desafio em si seja algo pouco importante ou relevante para a narrativa ou aventura em si. Como classicamente "old school", certos problemas são intencionados para os -jogadores-. Ainda assim, os jogadores podem usar suas skills para obter pistas ou direções - um teste de inteligência feito pelo mago pode não lhe dar a solução de um "puzzle", mas pode te dar uma pista.<br /><br />---Conhecimento segue tradicionalmente atrelado aos atributos e perícias do personagem. Você, jogador, pode conhecer um "troll", mas será que o seu personagem já ouviu sobre eles? Você, jogador, pode não fazer idéia do monstro que esteja enfrentando, mas será que o seu personagem já ouviu falar sobre ele? Enfim, usualmente, esse tipo de "conhecimento que o personagem PODERIA ter" para mim pede um teste. Novamente, como no primeiro exemplo, se a frase mudar para "conhecimento que o personagem CERTAMENTE teria" ou "conhecimento que o personagem JAMAIS teria", não há necessidade de rolagem. Uso o dado quando há potencial para diferentes respostas - respostas ou argumentos garantidos não são influenciados pelos dados. Logo, se um monstro aparece e é algo que ninguém nunca viu, não há "rolagem" para conhecimento do monstro. Por outro lado, se um monstro aparece é algo que decerto seu personagem já teria visto (como um anão que foi membro de um exército famoso por suas batalhas com orcs), não há necessidade de rolagem. Situações entre os dois extremos pedem rolagens, com bônus e penalidades nos lugares devidos...<br /><br />---Os testes de "busca" e de "percepção" caem na mesma filosofia acima. Você pode realizar testes de perícia para procurar coisas ou obter pistas, mas sua descrição anterior é fundamental para definir a necessidade dos testes ou bônus e penalidades.<br /><br />O "objeto passível de ser encontrado" pode ser o mesmo, mas as ações dos jogadores é que definem se há chances de sucesso ou falha e/ou se há necessidade de rolagens.<br /><br />------<br /><br />Enfim, no meu estilo de jogo, trabalho mecanicamente com os atributos e influenciando o jogo e suas possibilidades. Entretanto, como no restante do RPG, descrição e circunstâncias geram modificadores na parte "matemática" em si - desde bônus e penalidades até sucessos ou falhas automáticas.<br /><br />Espelhando o Diogo - não é algo que é "melhor" ou "pior" do que qualquer outro estilo, é meramente como eu prefiro que as coisas aconteçam no RPG! ^^Vinicius "Beheld" Alvimhttps://www.blogger.com/profile/06330080097453175019noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-90122317592155516672013-09-15T23:26:29.127-03:002013-09-15T23:26:29.127-03:00Sem dúvidas, Ricardo. Algumas coisas eu nem peço t...Sem dúvidas, Ricardo. Algumas coisas eu nem peço testes com base na classe dele. Por exemplo, um feiticeiro pode identificar uma linguagem arcana antiga automaticamente, mesmo se não conseguir compreendê-la totalmente. Um bárbaro vai saber se virar no mato, ou terá mais facilidade que os outros personagens, e essas coisas.Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-92997774339825742013-09-15T21:25:08.901-03:002013-09-15T21:25:08.901-03:00Muito bom o texto. Esse tema de "O que o joga...Muito bom o texto. Esse tema de "O que o jogador e o personagem sabe" sempre é interessante. Concordo com a visão dos atributos como potencialidades e da valorização do jogador sobre o personagem, mas gosto de valorizar a classe do personagem, fazendo-o se sentir útil em sua escolha.<br />VlwAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/07125219748851596521noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-7595513339657861912013-09-15T14:47:20.771-03:002013-09-15T14:47:20.771-03:00Valeu Lyonn! E o que você faz diferente?Valeu Lyonn! E o que você faz diferente?Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-32939952040636536902013-09-15T13:41:12.724-03:002013-09-15T13:41:12.724-03:00Bem interessante sua visão!
Concordo com você em g...Bem interessante sua visão!<br />Concordo com você em grande maioria do texto.<br />Ótimo texto!!!<br /><br />Grande abraço e até mais!!!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08333967161702620880noreply@blogger.com