tag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post743834136334561865..comments2024-03-29T10:24:39.407-03:00Comments on Pontos de Experiência: Geração de Personagens em RPGs Old School - ReflexõesDiogo Nogueirahttp://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-79541643886953914962013-08-23T15:06:07.469-03:002013-08-23T15:06:07.469-03:00Pois é, acho que se esse apelo de "criação de...Pois é, acho que se esse apelo de "criação de personagem para o improviso" fosse a forma como o jogo se vendê-se ao invés de "criação de personagem tradicional" (para alguns, tradicional = chaaato), metade dos problemas quanto a resistência dos jogadores ía ceder.<br /><br />Eu pessoalmente gosto, para mim não é a melhor forma, nem uma forma necessariamente "old school", é apenas mais uma maneira de se criar personagens em jogos. E como todas as demais maneiras de se criar personagens, tem qualidades e defeitos.Mike Wevannehttps://www.blogger.com/profile/00718338483114510838noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-21828189655747768952013-08-23T11:23:40.317-03:002013-08-23T11:23:40.317-03:00Nunca pensei neste aspecto da aleatoriedade, na ve...Nunca pensei neste aspecto da aleatoriedade, na verdade quando desenvolvi o Profecia-RPG, utilizei um sistema de distribuição de pontos onde se determina uma pontuação total para os atributos, outra para as habilidades (parecido com GURPS, StoryTeller e outros) e o jogador distribui estes pontos como deseja. É ótimo para personagens que já tem um histórico e mantém o grupo equilibrado, mas no caso de personagens iniciantes o tempo gasto para montar a ficha é alto e os personagens acabam ficando todos muito parecidos.<br />Gostei da ideia, já estou até pensando em rever as regras do Profecia e adicionar uma regra opcional para aleatoriedade. <br />Parabéns pelo post.RPG Cristãohttps://www.blogger.com/profile/01230716624903653520noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-60627949089520115902013-08-21T21:26:23.117-03:002013-08-21T21:26:23.117-03:00 Cara, nunca gostei desse método aleatório mas com... Cara, nunca gostei desse método aleatório mas com esse ponto positivo dele talvez vc me convença a adotá-lo. <br /> Muito bom post!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/18232241152986297654noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-6384940550201379382013-08-20T20:02:35.808-03:002013-08-20T20:02:35.808-03:00Eu ja narrei e ja joguei com geracao de atributos ...Eu ja narrei e ja joguei com geracao de atributos tensa, tipo 3d6 na ordem, sem poder mudar nada!<br /><br />mas acho q nao veria problema nenhum em se re-rolar os dados algumas vezes...<br /><br />eu acho q cabe ate uma regra caseira. Cada vez que vc re-rolar os dados eu tiro 5% da sua XP até o nivel 5!Pephttps://www.blogger.com/profile/15987848797399252091noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-50548933629365950712013-08-20T14:48:18.496-03:002013-08-20T14:48:18.496-03:00Diogo. Eu acho que você sentiu a mesma coisa que e...Diogo. Eu acho que você sentiu a mesma coisa que eu senti ao tentar implantar este método aqui. Eu até desisti, pois todos preferem ter a liberdade total.<br /><br />Eu já parei de argumentar faz tempo, mas eu vejo que isto limita tanto as possibilidades que a aleatoriedade pode trazer para o jogo. Infelizmente nem todos conseguem perceber o quanto isso eleva as capacidades de improviso dentro do jogo.<br /><br />Mas é isso. Eu acho que poucas pessoas vão utilizar este modo de jogo, mas é super interessante. Eu já construí personagens memoráveis usando este método que jamais teria pensando em fazer usando a "liberdade" de escolha.dvd.castrohttps://www.blogger.com/profile/03383552910797711745noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-44325965417284608382013-08-20T14:46:52.720-03:002013-08-20T14:46:52.720-03:00Este comentário foi removido pelo autor.dvd.castrohttps://www.blogger.com/profile/03383552910797711745noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-76944755429147114862013-08-20T12:50:57.934-03:002013-08-20T12:50:57.934-03:00Obrigado pela informação Diogo, pois eu não via mu...Obrigado pela informação Diogo, pois eu não via muito sentido neste tipo de geração de atributos até ler seu post. Apesar disso, gosto de dar a liberdade para os jogadores escolherem como querem distribuir as suas habilidades.<br /><br />Contudo, nos meus jogos não costumo incentivar grandes históricos, afinal você não é um grande herói ou famoso aventureiro, você é apenas mais que está tomando a estrada da mort... digo das lendas.Álvaro Botelhohttps://www.blogger.com/profile/11493236920772403618noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-9583921857350791402013-08-20T12:23:21.140-03:002013-08-20T12:23:21.140-03:00Gostei do texto. Nos meus grupos de AD&D sempr...Gostei do texto. Nos meus grupos de AD&D sempre tentei convencê-los disso. Mas não usavamos o método do 3d6 e sim do 4d6. No início era fácil, mas depois os jogadores começaram a ficar mais chatos, mas ainda consigo manter esse método, mas tive que abrir algumas liberdades para eles ordenarem os valores (não seguindo a ordem For, dest, etc) para eles poderem fazer as classes q eles querem. São raros os jogadores que não se importam com isso e aceitam na boa o velho e bom método do 3d6.Diogohttps://www.blogger.com/profile/09627368613522216255noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-20668899183716990332013-08-20T11:53:30.643-03:002013-08-20T11:53:30.643-03:00Ótimo texto cara, mas acho que valeria você ter di...Ótimo texto cara, mas acho que valeria você ter dito uma coisa a mais sobre o Bruxos e Bárbaros, que provavelmente diminua ainda mais a importância dos atributos, os tais Aspectos, talvez um personagem feito (raça e classe) e os atributos baixos mas aspectos bem escolhidos, desempenhe bem o papel que o jogador escolheu, por mais que seus atributos não sejam tão adequados...Pablohttps://www.blogger.com/profile/07925520323896605331noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-67256516196938263362013-08-20T10:53:45.698-03:002013-08-20T10:53:45.698-03:00Fagner, lecando em condideração que o D&D Basi...Fagner, lecando em condideração que o D&D Basic do Moldvay é a minha versão favorita do jogo, e ele é a principal inspiração do B&B, o foco é esse mesmo. O personagem é o maio pelo qual o jogador atua. Sem o jogador, não há personagem, e muito vai depender mais dele do que as coisas que estão na ficha.Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-90136257499992135612013-08-20T10:50:08.620-03:002013-08-20T10:50:08.620-03:00Oi Diogo, eu nunca tinha entendido o valor dessa a...Oi Diogo, eu nunca tinha entendido o valor dessa aleatoriedade toda. Foi só lendo o D&D do Tom Moldvay que a ficha caiu: esse jogo não é como os rpgs comuns. Nele o Jogador importa mais do que o Personagem. É o Jogador quem é Desafiado, ele que precisa vencer a masmorra (e o personagem é a interface de interação com o mundo imaginário).<br /><br />Pra mim o D&D basic set (Moldvay) não é nem rpg. É um jogo próprio (do qual os rpgs se inspiraram). Esses elementos caóticos na criação do personagem são pra minimizar decisões na criação do personagem - quando mais rápido e fácil pra se criar melhor. O importante é como o Jogador resolve os desafios e não os antecedentes do personagem.<br /><br />Nesse sentido ele é exatamente o oposto dos storygames - como o Burning Wheel, o Fate e os derivados do Apocalypse World. Nos storygames os personagens importam (não que precisem de antecedentes) e os desafios são criados a partir dos personagens e não aquém deles.<br /><br />Claro que, cada grupo investe na ficção a sua maneira. E o fato do Desafio vir antes da História, não significa que ela deva ser desprezada.<br /><br />Nunca fui fã do D&D mas depois de ler a caixa magenta minha visão sobre o jogo mudou. Esse D&D que li é um jogo único. Eu não jogaria ou narraria (eu gosto mesmo de story-games) mas o jogo me impressionou demais (o engraçado é que eu já tinha lido vários retro-clones e o old school primer e não tinha achado nada demais).<br /><br />Enfim, valeu tudo isso pra te perguntar. Qual o foco do Bruxos & Bárbaros? (Não terminei de ler o jogo rápido ainda, hehehe). Por que se o foco for 'Desafios e Jogadores', acho uma ótima escolha ir pra rapidez e aleatoriedade. Quando mais rápido eu puder entrar em ação melhor!fagvalohttps://www.blogger.com/profile/16861387372644905344noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-62173632145433392013-08-20T09:13:47.580-03:002013-08-20T09:13:47.580-03:00Ah, então tá resolvido!! :)
Dá para ser da classe...Ah, então tá resolvido!! :)<br /><br />Dá para ser da classe que quiser, já tá ótimo. Mesmo porque os modificadores não são gritantes.Rodolfo Maximianohttps://www.blogger.com/profile/08702246273544168175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-45884415341965110962013-08-20T09:06:37.721-03:002013-08-20T09:06:37.721-03:00Restrição, restrição, não vai ter. Mas recomendo q...Restrição, restrição, não vai ter. Mas recomendo que se tenha pelo menos 8 no valor do atributo principal daquela classe. Isso foi outra coisa proposital que eu fiz. Como queria que, de forma padrão, os atributos fossem aleatórios, deixei que qualquer um pudesse ser qualquer classe, mesmo que não tivesse "vocação" para aquilo.Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-45450396778339575092013-08-20T09:02:55.722-03:002013-08-20T09:02:55.722-03:00Isso é complicado mesmo.
Eu por exemplo, não me ...Isso é complicado mesmo. <br /><br />Eu por exemplo, não me importo de gerar atributos aleatórios. Ainda mais no B&B que os modificadores não são tão cavalos. <br /><br />O problema, é os atributos gerados restringirem as classes as quais você pode pertencer. Eu, por exemplo, não me importo de jogar com guerreiro, bárbaro ou ladrão. Mas ser forçado a jogar com clérigo ou mago seria muito chato para mim.<br /><br />Imagino que o mesmo ocorra com quem curte só conjuradores.<br /><br />No B&B, terá restrição de entrada em classes por atributo? Talvez uma das conjuradoras, uma das especialistas, e uma das porradeiras sejam as isentas de restrição eim... que aí não obriga o cara a jogar com um estilo que não quer. <br /><br />Talvez o guerreiro, o explorador, e o mago? Supondo esses pois shamãs e bárbaros teriam mais uma coisa inata do que treinamento.Rodolfo Maximianohttps://www.blogger.com/profile/08702246273544168175noreply@blogger.com