tag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post4163812482734979954..comments2024-01-19T17:26:19.440-03:00Comments on Pontos de Experiência: Enigmas e Charadas - SequênciasDiogo Nogueirahttp://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-30331401723763948472013-07-21T15:28:03.228-03:002013-07-21T15:28:03.228-03:00Diogo, eu gosto muito dos seus enigmas e charadas,...Diogo, eu gosto muito dos seus enigmas e charadas, mas eu jogo na internet, o que facilita para os jogadores "sabotarem", porém alguns enigmas que você posta me inspira muito, obrigada !The hell is near the heavenhttps://www.blogger.com/profile/13485156563250494548noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-80151807483208893642012-05-15T22:04:00.014-03:002012-05-15T22:04:00.014-03:00Então Vitor, no início da Postagem, eu menciono qu...Então Vitor, no início da Postagem, eu menciono que o mestre, se quiser pode dar dicas para o jogador que tiver um inteligência alta. Mas veja por outro lado. Um personagem com Inteligência 18 pode não ser um gênio em tudo que faz. Ele pode ser um enciclopédia ambulante, mas não ter um pouco desatento, ele pode ter facilidade em decorar histórias e fórmulas, mas coisas banais e sem importância, como uma sequência, não chamar sua atenção. Ou mesmo um personagem burro, pode se interessar tanto por aquele desafio que ele consiga se concentrar mais do que os "booksmarts" do grupo. Por exemplo, um PhD em física teria inteligência altíssima, mas ele seria bom em história, por exemplo? Ou um linguista nata, seria bom em matemática?Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-52908606675686425522012-05-15T21:57:49.807-03:002012-05-15T21:57:49.807-03:00Caro Diogo, lembro-me de situações semelhantes em ...Caro Diogo, lembro-me de situações semelhantes em algumas sessões que participei, e concordo que desafios alternativos enriquecem a campanha, além de pegar os jogadores desprevenidos. Mas um fator que sempre me incomodou foi a discrepância entre o atributo inteligência do personagem e a inteligência real do jogador. Sem preconceitos, mas não sei quantas pessoas teriam Inteligência 18 (do D&D) na vida real, enquanto personagens superdotados abundam em qualquer campanha. Em uma situação como essa do desafio da sequência, um personagem com Int 18 seria capaz de resolvê-lo facilmente, mas deixar que o jogador pense por ele pode diminuir suas chances de sucesso, a menos que se trate de um verdadeiro gênio. Uma solução seria dar algumas "colas" para o jogador se ele mesmo não puder lembrar, ou estipular um número de vezes que o próprio mestre possa corrigi-lo, caso ele erre. Dessa maneira, não haveria risco de "falhas interpretativas" geradas pela diferença de inteligência jogador/personagem.Victorhttps://www.blogger.com/profile/02799974665901769536noreply@blogger.com