tag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post1291883799471243427..comments2024-01-19T17:26:19.440-03:00Comments on Pontos de Experiência: Resenha - GrimmDiogo Nogueirahttp://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-10804730388327694292011-12-11T23:15:08.660-02:002011-12-11T23:15:08.660-02:00Ah, e sobre o parágrafo em si (parei para reler) e...Ah, e sobre o parágrafo em si (parei para reler) embora ela faça sentido, nada impede que quando as crianças estiverem lidando com algum elemento fantástico que por acaso tenha invadido o mundo real, elas não possam usar as habilidades. Afinal de contas, uma das referências citadas no livro é o filme Hook, do Peter-Pan onde personagens andam pelos dois mundos. Por exemplo, nos locais em que há passagens para o mundo de Grimm, pode ser que as "regras" sejam válidas ali. Por que não? Acho que pode ficar interessante e ainda assim ser bastante fiel ao cânone padrão de Grimm.Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-75388999206058043642011-12-11T22:10:20.719-02:002011-12-11T22:10:20.719-02:00Tudo bem que realmente não deve haver rolamentos e...Tudo bem que realmente não deve haver rolamentos e testes fora de Grimm Lands, e que a Terra Gelada faz parte de lá. Mas mesmo assim, não vejo problemas em fazer qualquer uma das coisas e não acho que seja mais certo ou errado.Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-21996790022846888212011-12-11T22:00:01.676-02:002011-12-11T22:00:01.676-02:00Marcos, eu li o livro, mas eu encaro as coisas mui...Marcos, eu li o livro, mas eu encaro as coisas muito mais como orientações do que como mandamentos inquebráveis. E pelo visto eu interpretei algumas passagens bem diferente de você. Acho o mundo de Grimm bem mais aberto do que você. Eles não descrevem todo o mundo, não dão listagem de todos os reinos existentes e o mundo muda a cada hora. Nem mapa tem. E Babylon, é só uma das formas de se alcançar a saída de lá. Podem existir muitas outras. Enfim, o jogo vai ser diferente quando cada um mestrar, o que eu acho super válido e saudável.Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-19313291508247370832011-12-11T21:42:16.365-02:002011-12-11T21:42:16.365-02:00*até a página 21.*até a página 21.salsatheonehttps://www.blogger.com/profile/16536670918960639124noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-3830022316677018932011-12-11T21:41:34.598-02:002011-12-11T21:41:34.598-02:00Eu acabei usando a palavra errada, não é que você ...Eu acabei usando a palavra errada, não é que você esteja fazendo errado. Quando eu digo fugir é não começar já em Grimm como é o ideal para evitar alguns problemas.<br /><br />Vc vai entender pq não se pode usar as estatísticas como parâmetro pra vida real, quando você ler o ultimo paragrafo da página 20 que vai até a pagina 31 a respeito dos "Traits".<br /><br />"these rules only apply in the Grimm Lands, not in our mundane world."<br /><br />Eu só comentei pq eu já vi alguns mestres iniciante de Grimm querer narrar o "antes de entrar em Grimm" e quando começam a usar as regras vem os problemas. Roleplay para esse momento, eu acho super válido, mas nada além disso.<br /><br />Grimm é solto, mas ainda é dentro de um universo bem fechado e com razões únicas e interessantes pra ser do jeito que é. Quando vc começar a ler o porque as coisas são do jeito que são e qual o vinculo delas com Babylon (o mundo real) você vai perceber o quão legal é usar o metagame proposto para o universo ao invés de apenas usar as regras e criar o seu próprio.<br /><br />Volto a dizer, é bacana e diferente ainda mais como especial de natal pro fim do ano. Tem algumas coisas que agora que vc postou um comentário aqui ficaram mais claras.<br /><br />Eu digo isso pq é muito fácil se mal-interpretar um universo. Um exemplo: quando narro Mouse Guard e alguém aparece do lado pra ver o jogo, ouço coisas como "nossa que legal vc joga no mundo dos ratinhos! Os gatos e os humanos devem ser perigosíssimos! Vou fazer um ratinho mago."<br /><br />E quando eu começo de fato a explicar o universo e como ele funciona, ai a pessoa vê que é bem diferente do que ela esperava. E isso é muito importante para não se passar a ideia errada de um cenário.<br /><br />Por um momento eu pensei que o seu "Grimm" seria só essa terra gélida e acabou. Só cuidado pra não passar a ideia de que o cara é responsável por eles estarem lá ou q ele tem a resposta pra sair. Tipo, deixar claro que o Papai Noel de lá não é nem o mesmo cara do parque.<br /><br />Mas de resto, tem tudo pra ser muito divertido :Dsalsatheonehttps://www.blogger.com/profile/16536670918960639124noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-9578789924543033502011-12-11T14:29:39.451-02:002011-12-11T14:29:39.451-02:00Ah, aliás, quando embarcam no trêm e saem na Terra...Ah, aliás, quando embarcam no trêm e saem na Terra Gélida, ali é um Reino das Grimm Lands. Não achei que precisava deixar isso claro.Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-20967987335387918322011-12-11T14:17:47.749-02:002011-12-11T14:17:47.749-02:00Marcos, não acho que fuja da proposta. O livro fal...Marcos, não acho que fuja da proposta. O livro fala que além de contos de fadas, o mundo tem criaturas de lendas e mitos, o que eu acho que o Papai Noel se encaixa bem.<br /><br />Ah, e não vou jogar com os personagens antes de entrar no mundo de Grimm. Essa história que postei aqui é apenas a premissa da aventura. A gente pode até fazer um "rolepayzinho" antes de chegarem nas Grimm Lands, mas a coisa começa para valer lá na Oficina do Papai Noel nas Terras Geladas da Grimmlândia.<br /><br />Não que eu veja muitos problemas em usar parte dos jogo fora do mundo, mas é claro que nada mundo fantástico poderia acontecer, talvez uma coisa ou outros para dar a sensação de que aquilo ali não é alguma coisa comum.<br /><br />Acho que não precisamos nos prender totalmente, ainda mais com um RPG tão solto e narrativo como Grimm.Diogo Nogueirahttps://www.blogger.com/profile/04579491080758013894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2489921259186749998.post-7075228538781747672011-12-11T13:25:55.570-02:002011-12-11T13:25:55.570-02:00A mesa que você tá querendo narrar de Grimm fugiu ...A mesa que você tá querendo narrar de Grimm fugiu da proposta do cenário mas parece interessante. <br /><br />Principalmente a parte de usar as fichas (e por consequência, rolamentos) antes de estar no mundo Grimm (que não é usado aparentemente nessa aventura). Existe uma razão dentro do jeito que se usa as "perícias" das crianças para não se fazer isso. Pois são mundos totalmente diferentes.<br /><br />A minha sugestão, caso vc queira mesmo usar o mundo de Grimm, é você criar uma área do mundo que seja familiar ao Polo Norte e que você não dê fichas e nem faça rolamentos antes dos personagens entrarem em Grimm.salsatheonehttps://www.blogger.com/profile/16536670918960639124noreply@blogger.com