terça-feira, 28 de junho de 2016

Ferramenta para Mestres - Rory's Story Cubes

Eu adoro dados! Dados de todo os tipos, cores tamanhos e quantidade de faces. Não é à toa que eu seu fissurado por Dungeon Crawl Classics RPG, Edge of the Empire e outros jogos que tem conjuntos de dados diferenciados e usa essas antigas ferramentas de novas e criativas formas. Quando eu soube da existência desses jogos de dados que são usados para improvisar histórias eu sabia que eu iria adorá-los.

Chamados de Rory's Story Cubes, esse jogo e suas expansões são compostos de conjuntos de vários dados de seis faces em que, no lugar dos números, cada face apresenta um ícone, um desenho, que a pessoa usa e interpreta para criar histórias e situações. O conjunto básico, chamado de original, contém 9 dados, cada um com seis ícones, totalizando 54 imagens que podem ser usadas para criar histórias.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Todos os Personagens são Neutros... Até que se Prove o Contrário - Regra Alternativa para Alinhamentos

Arte de Petter Mullen
A escolha de um alinhamento para o personagem logo no início do jogo é uma tradição dos jogos de fantasia que vem desde a sua origem em 1974. Inspirado principalmente na literatura de Paul Anderson e Michael Moorcock, a luta das forças do Caos e da Ordem, e a escolha de um lado desta disputa faz parte do personagem desde o início do jogo.

Além disso, o alinhamento geralmente é usado para definir a filosofia e o comportamento dos personagens também. Personagens ordeiros seriam aqueles que acreditam em união, prosperidade e nos valores coletivos acima dos valores individuais. Personagens caóticos acreditam na entropia, na mudança, nos valores individuais sobre os valores coletivos, doa a quem doer. Já os neutros, fazem uma ponderação, acreditam na individualidade mas não necessariamente sobre a derrota do coletivo. Mas no final das contas, raramente um personagem ordeiro é ordeiro 100% das vezes (afinal, o personagem é ordeiros, mas os jogadores são quase 100% das vezes Caóticos Neutros).