quarta-feira, 11 de maio de 2016

Falando sobre Dungeon Crawl Classics com o Perdidos no Play



Na semana passada, o Rafael Amon do Perdidos no Play me chamou (junto com o parceiro Rafael Balbi) para participar de um bate papo em Stream para falar do meu amado RPG Dungeon Crawl Classics (quer dizer "meu" entre aspas porque não fui em quem escreveu). Para quem não sabe, eu sou o tradutor da edição nacional e o Rafael Balbi é o autor da aventura do Jogo Rápido distribuído pela New Order. Nós dois pretendemos encabeçar um movimento de publicação independente do DCC RPG por aqui e o Rafael Amon quis saber um pouco mais desta história.

A verdade é que eu poderia falar muito mais sobre esse jogo que considero pacas. Mas para falar a verdade, eu já falei. Aqui abaixo estão algumas postagens feitas aqui no blog sobre o DCC RPG. Um dia eu ainda faço uma leitura comentada desse livro fantástico!

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Usando as Vocações de Whitehack no DCC RPG

Uma das minhas coisas favoritas dos jogos da OSR é a facilidade de se utilizar material, regras, aventuras e praticamente qualquer coisa de um jogo em outro sem muita dificuldade (mesmo se tratando de sistemas essencialmente diferentes). O Whitehack é um RPG simples, com inspirações na OD&D mas com um olhar mais modernos, atual e até mesmo com influência dos jogos narrativos. Uma das mecânicas mais legais dele, para mim, são as vocações, características que os personagens possuem que os diferenciam de outros com as mesmas estatísticas e ajudam a identificá-los melhor e a criar histórias colaborativamente. Isto pode ser facilmente inserido em outros jogos OSR, como vou mostrar aqui com o Dungeon Crawl Classics RPG.