segunda-feira, 30 de março de 2015

Reporte de Campanha - Caçadores de Emoções no DCC RPG - Sessão 13

Depois de muito tempo, por uma congruência cósmica, conseguimos iniciar uma sessão de jogo no horário combinado, às 19:30, já que pelo menos 3 jogadores do grupo chegaram sem se atrasar. Paramos, na quarta passada, com o grupo chegando em um aposento de pedra circular, descendo umas escadas que estavam desmoronadas e avistando três portais esculpidos em uma pedra negra e com o formato de dragões de asas abertas (dois deles com gemas nos olhos e outro sem). Atrás dos portais havia apenas uma parede de pedra lisa. No chão do aposento, que tinha uma grande runa circular esculpida, haviam marcas de sangue (talvez deixadas devido a algum combate). Na escada, acima deles. Alguns piratas estavam tentando alcança-los mas, graças a uma magia, ficaram presos temporariamente atrás de uma barreira de energia mágica, que não duraria para sempre.

Pela breve conversa que o grupo teve no final da sessão anterior, eu achei que eles fossem desvendar o "puzzle" dos portais dos dragões rapidamente, mas não foi bem isso que aconteceu. O grupo ficou um bom tempo procurando passagens secretas, examinando os portais, tentando decifrar a runa no chão (que depois de um bom rolamento eu disse que alguns caracteres queriam dizer "passagem para outros mundos") e tal. Até que eles se ligaram na questão do sangue no chão e viram que além de espalhado pelo meio da runa, um rastro de sangue ia em direção ao portal central, que tinha os olhos de pérolas.

domingo, 29 de março de 2015

Manuais técnicos para seu RPG de Star Wars (Props)

Star Wars nunca é demais, não é? E hoje em dia, quem quiser jogar um RPG neste rico e divertidíssimo cenário não tem falta de opção. Temos RPGs oficiais, feitos por fãs, pagos, gratuitos e de todo o tipo. A detentora atual dos direitos de lançar um RPG da franquia, a Fantasy Flight Games, está lançando uma linha de livros que começou com o Edge of the Empire que tem me agradado bastante e a sensação de jogo me remete muito ao saudoso Star Wars D6 no que diz respeito à fluidez do jogo e sensação de estar jogando um RPG mais rápido e dinâmico.

Ainda assim, o próprio Star Wars D6 e outros jogos do cenário estão disponíveis gratuitamente para quem quiser baixar e até imprimir, o que é ótimo e reduz bastante os gastos para quem quiser jogar. Além disso, outros recursos ficam disponíveis nesse mundo que é a internet, que podem ser usados como props na mesa de jogo. Um achado recente que vi foram alguns "manuais técnicos" lançados para a trilogia original que, agora, foram liberados gratuitamente para quem quiser baixá-los e imprimi-los.

sexta-feira, 27 de março de 2015

As diversas maneiras de se jogar Dungeon Crawl Classics RPG!

Todo mundo já sabe, ou deveria saber a essa altura (que este magnífico jogo vai ser lançado aqui no Brasil), que o Dungeon Crawl Classics RPG é um jogo ambientado em um mundo de fantasia medieval. Muito embora um tanto diferente dos mundos de fantasia medieval tradicionais que conhecemos e foram amplamente explorados e repetidos em diversos jogos e, até mesmo, homogenizados em sucessivas edições do RPG mais popular do mundo, o DCC RPG ainda é um cenário "relativamente" comum (embora seja uma fantasia medieval mais pulp, com elementos de ficção científica, horror e as coisas nunca são como estamos acostumados).

No entanto, o estilo de jogo que este RPG promove, sua influência pelo Appendix N que transpassa muitos estilos de histórias diferentes, com mundos fantásticos de vários tipos, levou fãs deste RPG a criarem diversas adaptações e cenários para levar a emoção, aventura e o caos do Dungeon Crawl Classics RPG para qualquer ambiente. Lá fora isso acontece tanto por meio de suplementos e aventuras oficiais da Goodman Games como com publicações de outras editoras e pequenos "editores" (jogadores empolgados que lançam suas criações). Vale frisar que todos estes suplementos são sancionados pela Goodman Games e não tem um que eu não tenha curtido. E, hoje, eu vou falar um pouco sobre essas várias maneiras de jogar DCC RPG!

terça-feira, 24 de março de 2015

Criação de Personagem Emergente - Um jogo dentro de outro jogo!

A postagem de hoje é inspirada (ou copiada) de uma feita pelo +Adam Muszkiewicz no seu blog Dispactches from Kickassstan, que aliás é um ótimo blog de RPG para quem curte jogos da OSR e outras coisas (é o blog do Metal Gods of Ur-Hadad também). Ele criou, em conjunto com outras pessoas, um método de criação de personagens emergente, que é basicamente um jogo dentro do seu RPG, que eu experimentei na sua campanha de Ur-Hadad no Google Hangouts e usei na minha mesa de DCC RPG também, de forma bem sucedida e divertida.

Esse procedimento é ideal para quem quer começar a jogar de imediato e gosta de criação de personagens aleatórias (ou com boa dose de aleatoriedade), e jogos que não exigem tanta customização e detalhes mecânicos (nominalmente, praticamente todos os sistemas da OSR). Eu o utilizo, principalmente, para personagens de nível 0 de Dungeon Crawl Classics RPG e foi com alguns deles que eu primeiramente experimentei esse "método". Ele consciste, basicamente de 3 passos simples e você pode começar a jogar, praticamente, imediatamente.

domingo, 22 de março de 2015

Reporte de Campanha - Caçadores de Emoções no DCC RPG - Sessão 12


Estas últimas semanas tivemos um probleminha com a campanha de Dungeon Crawl Classics por aqui. Questões de horário e vida pessoal dos jogadores que é inevitável de acontecer. Tivemos que mudar o dia do jogo para quarta-feira a partir de agora mas, ao que parece, a campanha vai continuar, ainda que a galera continue chegando uma hora ou mais atrasados (que seja, acaba rolando um board game rapidinho antes). Em resumo, ficamos uma semana sem jogar, mas nessa última quarta teve sessão!

Para quem não lembra, a última sessão terminou com o grupo deixando um navio pirata que encontraram à deriva, onde enfrentaram uns mortos vivos e encontraram alguns mapas e uma pepita de ouro bem grande. Ah, sim, ele "resgataram" também um naufrago maluco que eles botaram para dormir depois que ele tentou atacá-los. Eles ofereceram o homem para a capitã que não o quis aceitar e, agora, eles tentavam decidir o que fazer com ele.

sábado, 21 de março de 2015

Resenha - Barbarians of Lemuria - Mythic Edition - Espada e Feitiçaria em um RPG ágil e flexível - Parte II

Oomis foi a primeira cidade da era dos homens após a queda dos Reis-Bruxos, mas Sartala era a maior delas. Os Sacerdotes predisseram que no auge dos tempos oito grandes cidades ficaram sobre o estandarte escuro e dourado de Sartala, governadas por um bárbaro de Valgard das terras geladas do norte...

Continuando a resenha da nova edição do Barbarians of Lemuria - Mythic Edition (a primeira parte você pode ler aqui), começaremos com o capítulo 5, Guia de Lemuria (Gazetteer of Lemuria), uma extensa parte do livro na qual é apresentado o cenário de campanha padrão do jogo. Ele inicia com um olhar sobre a história de Lemuria, desde o seu passado distante, governado pelos Reis-Bruxos, passando por diversas transformações, guerras e cataclismas até chegar ao tempo padrão da campanha, das Cidade-Estados independentes e dezenas de ruínas espalhadas pela região, lembrando a todos desse passado esquecido. É uma história interessante que, apesar de distante, tem uma boa influência sobre o cenário atual e pode ser usada para introduzir muitas coisas pelos mestres de jogo.

Em seguida, o livro apresenta os deuses do cenário, tanto os mais conhecidos como os menos conhecidos, tanto os considerados bondosos como aqueles que querem ver a ruína dos homens. É interessante ver que alguns deuses tem apenas o nome como algo conhecido, dando espaço para que cada grupo crie um "background" para ele, quem sabe descoberto em uma aventura em que o grupo acabe encontrando um templo antigo daquela divindade.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Resenha - Barbarians of Lemuria - Mythic Edition - Espada e Feitiçaria em um RPG ágil e flexível - Parte I

É uma época selvagem de feitiçaria e derramamento de sangue, quando homens musculosos e lindas mulheres, generais, sacerdotes, feiticeiros e gladiadores lutam para construir um caminho sangrento levando até o trono de Lemúria. É uma época de lendas heroicas e valorosas sagas também. E essa é uma delas...

Há mais de um ano, eu publiquei por aqui uma resenha bem completa deste RPG da Espada e Feitiçaria em sua segunda edição, a Legendary Edition. Nela eu explico bem o funcionamento do jogo, a criação de personagem e tudo mais. Acontece que saiu uma nova edição deste jogo, considerado por muitos um dos melhores RPGs do gênero de Espada e Feitiçaria, e uma nova resenha dele vem a calhar, até para quem já tem a edição passada decidir se vale a pena comprar a nova ou não. Eu embarquei nessa pelo financiamento coletivo e não me arrependo, embora esperasse mais em alguns quesitos. Para facilitar a vida de quem não leu a resenha original, vou utilizar parte dela e complementar com informações relativas à nova edição.

Barbarians of Lemuria (Bárbaros da Lemúria) é um RPG de Fantasia no estilo Espada e Feitiçaria, da "Beyonde Belief Games" em parceria com a Filigree Forge. Ele foi escrito por Simon Washbourne, inspirado nos contos de fantasia pulp de Lin Carter, mas também possui influência de outros autores, como o próprio Robert E. Howard, o Edgar R. Burroughs e outros. O jogo já passou por um versão grátis, uma revisada, a "Legendary Edition", e hoje chegou à Mythic Edition com capa e Miolo em cores. Embora o visual tenha melhorado em relação às edições anteriores, acredito que ele não condiga com o clima das histórias e poderia ter se inspirado no visual dos livros deste tipo, mesmo para as artes coloridas. Uma boa referência seria as imagens coloridas feitas para as novas capas de aventuras do pessoal do Astonishing Swordmen & Sorcerers of Hyperborea. Mas enfim, está melhor do que anteriormente. Uma coisa que me incomoda um pouco é a necessidade de se colocar um "background" atrás de toda página com uma imagem embaçada atrapalhando a leitura. Por sorte, há uma versão do PDF sem esse background, mas acho que a versão impressa que eu ainda espero vai vir com este fundo.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Fugindo do familiar...

Os jogos de RPG existem a mais de 40 anos agora. Desde a primeira publicação do Dungeons & Dragons até o lançamento do último livro da edição atual, os jogos de RPG exploraram, sem sombra de dúvidas, os mais variados temas, gêneros e mundos. Cenários conhecidos e de franquias são adaptados a todo momento para as mesas de jogo e os próprios cenários de RPG passam a se tornar tão icônicos que tomam vida em nossas mentes.

Isso tem suas vantagens e desvantagens, claro. A vantagem é que temos um universo coletivo sobre o qual podemos nos comunicar e nos identificar. Falamos a mesma língua e entendemos o que o outro quer dizer quando ele menciona um orc, uma espada vorpal e coisas do tipo. Por outro lado, essa familiaridade tira um pouco do mistério, do desconhecido. Apesar de ser legal encontrarmos esses elementos familiares que nos fazem nos sentir como parte do mundo fictício no qual jogamos, isso torna esses encontros pouco interessantes e não refletem a emoção que teria na realidade. Mesmo que nossos aventureiros nunca tenham encontrado um beholder ou saibam como eles realmente agem, os jogadores o conhecem e sabem como lidar com eles. Mesmo que optem por não agir com esse conhecimento, o mistério e a emoção não são as mesmas. Por isso, é recomendável que a gente fuja do familiar. Há algumas formas de se fazer isso ainda mantendo uma certa identidade com o conhecimento adquirido dos jogadores.

sábado, 14 de março de 2015

RPG de Graça - Jogos do sistema D6 da West End Games!

Vocês se lembram que a pouco tempo eu divulguei por aqui o lançamento de uma "nova" edição feita pelos fãs do antigo Star Wars RPG da West End Games, o Star Wars - REUP, não é? Pois bem, para quem não sabe, o sistema D6 do jogo era usado pela West End Games para uma porção de jogos de diversos gêneros diferentes, quase como um sistema genérico. Acontece que a editora maio que faliu e decidiu deixar o sistema como herança para os fãs, tornando o gratuito.

Apesar deles não terem mais direitos sobre as várias licenças que possuíam antigamente (como Star Wars, Ghost Busters, e outros), eles formularam alguns livros de RPG com o sistema de gêneros específicos e os liberaram para download. Alguns deles são suplementos mais tem um grupo de livros que são os "Core", com um sistema de regras completo para você jogar aventuras daquele gênero. Então se você quiser um sistema gratuito old school, diferente de D&D e com uma tradição de décadas, adaptável a diversos cenários, os jogos do sistema D6 da West End Games podem ser uma ótima opção.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Secret Santicore 2014 - Os presentes de natal chegaram!

Vocês lembram da postagem que fiz há pouco tempo sobre os presentes de natal atrasados de 2013 do pessoal incrível da OSR por trás do Secret Santicore? Pois bem, eles estão de volta, agora com os pedidos de material de 2014! Este ano foi tanta coisa e feita por tanta gente que eles dividiram o material em vários volumes. São dezenas de aventuras, monstros, NPCs, locais, itens mágicos e uma porção de ideias e tabelas úteis para mestres de vários jogos.

O projeto anual Secret Santicore disponibiliza todo ano uma penca de coisas de graça, produzida por diversos voluntários como um presente a pedidos de outras pessoas no site do projeto. O negócio funciona mais ou menos assim: Durante um prazo, qualquer pessoa pode ir no site do projeto e fazer um pedido (como uma cartinha pra Papai Noel) de uma aventura, uma nova classe de personagem, um monstro, um regra para alguma situação, itens mágicos ou qualquer outra coisa. Depois disso, algum voluntário vai lá e atende ao pedido da pessoa, produz o material de graça e disponibiliza na internet! Em 2015, o pessoal pegou esse material (dos pedidos de 2014) e fez uma compilação em 35 volumes em PDF para quem quiser baixar, e é isso que eu venho trazer pra vocês hoje!

quarta-feira, 11 de março de 2015

Deixando um rastro de destruição...

Aqui já foi falado muitas vezes sobre como era a abordagem da exploração de masmorras em jogos Old School (que se mantém viva até hoje graças à OSR), quando os jogadores eram incentivados a procurar por tesouros e evitar combates sempre que pudessem. Encontros aleatórios eram uma forma de "encorajar" os jogadores a serem mais eficientes com o tempo disponível, ou criaturas poderiam encontrá-los vagando pelos corredores da masmorra.

Mas há um outro detalhe que também reforça essa exploração mais "cuidadosa" dos locais de aventura. Não é incomum que aventureiros passem por uma masmorra deixando um rastro de destruição. São criaturas mortas pelo chão, portas arrombadas, aposentos revirados, rastro de sangue que escorre por suas roupas e armas e toda sorte de coisas. Esse tipo de abordagem menos "discreta", com certeza, pode atrair problemas para os personagens, não acham? Imagine que você é um monstro que mora em uma masmorra. Quando você chega em "casa", encontra o lugar todo revirado, com seus pertences destruídos e roubados e um rastro de destruição? Você poderia muito bem querer ir atrás dessas "vândalos" não é?

segunda-feira, 9 de março de 2015

Reporte de Campanha - Caçadores de Emoções no DCC RPG - Sessão 11


Esta semana, para variar, o jogo começou atrasado, com a maioria dos jogadores chegando com mais 1 hora de atraso (nem sei se ainda faz sentido eu marcar a sessão para 19:30, mas tudo bem). Acabou que aproveitei para jogar um pouquinho de Carcassonne com um amigo e minha esposa enquanto esperávamos. Para quem não conhece, Carcassonne é um jogo de tabuleiro de estratégia bem legal onde você vai construindo uma espécie de reino e vai alocando seus "seguidores" em cidade como cavaleiros, estradas como ladrões, catedrais como monges e nos campos como fazendeiros (e ganha pontos de acordo com a configuração dos mesmos. É bem legal e quem sabe não rola uma resenha dele por aqui outro dia.

Mas enfim, quando finalmente tinhamos todos os jogadores presentes, voltamos ao mundo do Dungeon Crawl Classics. Nós tínhamos parado no momento em que o barco da capitã Ristah, que estava transportando o grupo, se atracou com ganchos no navio pirata a deriva. O grupo vira vários corpos caídos pelo convés, alguns com armas ainda em punhos e marcas de uma possível batalha espalhadas. Adentrando a embarcação e olhando mais atentamente os cadáveres, eles viram que os mesmo tinham uma aparência estranha, como se tivessem sido secados e que a vida tivesse sido sugada deles por alguma força. Necroses se espalhavam pelo corpo de alguns vindo de ferimentos estranhos.

domingo, 8 de março de 2015

Concurso "Masmorra de uma página" de 2015 começou!

Atenção mestres sanguinários, engenheiros de masmorras e pessoas criativas em geral! Começou há poucos dias o concurso de 2015 das "Masmorras de Uma Página" (One Page Dungeon Contest 2015), promovido pelo site, adivinhem, http://www.onepagedungeon.info! Todo ano, pessoas do mundo todo são convidadas a enviar masmorras completas feitas em apenas uma página para o concurso e concorrem a diversos prêmios (livros de RPG, aventuras, cenários, PDFs, vale compras no One Book Shelf) doados por editoras e outras pessoas generosas em diversas categorias que são criadas de acordo com o material enviado (por exemplo, se você enviar uma masmorra aquática e eles curtirem, eles podem criar uma categoria só de masmorras aquáticas).

Todos as masmorras participantes ficam disponíveis para qualquer um utilizar e, no final, a organização do concurso faz uma compilação em um PDF único e até disponibiliza o mesmo em Print on Demand no amazon (que eu estou para comprar dos dois anos anteriores há um tempo já). Há um detalhe: a masmorra enviada não precisa, necessariamente, ser uma masmorra. As pessoas tem enviado pequenos hexcrawls em ilhas e outros locais, cidades e outras coisas. As instruções para participar estão reproduzidas abaixo (vou tentar enviar uma, mas ando enrolado pois estou aflito em traduzir o Dungeon Crawl Classics RPG).

    sexta-feira, 6 de março de 2015

    Jogando com personagens malignos

    Venha para o lado negro da força... você vai gostar!

    Costumeiramente, quando jogamos RPGs, assumimos o papel dos mocinhos, dos heróis, daqueles que vão por aí ajudando os outros. A maioria dos jogos assume que é este o papel que vamos exercer, mas não necessariamente dever ser desta forma. Talvez o seu grupo de jogadores tenha decidido criar personagens pouco "éticos" ou mesmo malignos, ou talvez, durante o jogo, as coisas tenham desencaminhado em uma direção mais sombria e os personagens decidiram abraçar o lado negro da força. Enfim, conduzir campanhas com personagens malignos ou "não tão bonzinhos" é um pouco diferente e requer alguns cuidados.

    É muito fácil cairmos na armadilha de que em uma campanha com personagens malignos eles irão matar uns aos outros, botar fogo em tudo que encontrarem, sabotarem as pessoas que confiam neles e coisas do tipo. Em pouco tempo, a campanha se explode e os próprios jogadores se voltam um contra os outros sem a história progredir muito. Sendo assim, é legal repararmos em algumas dicas e ideias para deixar esses jogos mais interessantes duradouros e sustentáveis.

    quarta-feira, 4 de março de 2015

    A criação de personagens no Dungeon Crawl Classics RPG

    Uma espada ensanguentada cria uma aventureiro rico...

    A frase acima resume bem o processo de criação de um personagem no Dungeon Crawl Classics RPG (e é a frase de introdução do capítulo de combate do livro de regras). Diferente de outros jogos em que a criação de personagens é feita inteiramente fora do jogo, tomando uma boa parte do tempo das sessões, o DCC RPG opta por uma abordagem anacrônica e faz você gastar o menor tempo possível longe da mesa de jogo, criando apenas os alicerces mais básicos do personagem e deixando ele ser criado e moldado pela experiência da aventura que ele se insere.

    Os personagens começam nesse jogo com apenas o mínimo necessário para embarcar em uma aventura mortal e emocionante. Eles ainda não são guerreiros, magos, clérigos, ladrões ou qualquer outra coisa. Eles são como eu ou você, pessoas comuns, com profissões comuns mas com um diferencial, coragem para deixar essa existência patética para trás e arriscar suas vidas em uma aventura e, quem sabe, sair de lá maiores do que entraram. Em termos de jogo você, basicamente, só gera valores aleatórios para os seis atributos bases (Força, Agilidade, Vigor, Personalidade, Inteligência e Sorte), determina sua ocupação antes de partir em busca de aventuras (coisas como coveiro, coletor de impostos, soldado, sapateiro, elfo navegador, halfling cigano, anão caçador de ratos) e uma peça de equipamento aleatória. Obviamente você ainda escolhe o nome do personagem e seu alinhamento, mas é basicamente só isso.

    segunda-feira, 2 de março de 2015

    Jogada de Proteção de Carteira - Financiamentos e Pré-Vendas de RPG (Março de 2015)!

    O mês de março está começando e estamos deixando para trás aqueles meses em que ralamos para pagar as contas de final de ano e os impostos de começo de ano. Talvez, agora, sobre alguma grana para investir em alguns joguinhos né? Hoje em dia o que não falta são opções de RPGs legais que estão saindo por aí, desde livros básicos, até suplementos e cenários.

    A postagem de hoje vai ser bem rapidinha, trazendo algumas coisas interessantes que estão disponíveis para compra, pré-venda ou em financiamento coletivo tanto por aqui, como lá fora (que você pode ter acesso com um cartão internacional). De maneira nenhuma tenho a pretenção de fazer uma lista completa, apenas quero chamar atenção para aquilo que mais me interessou e que, possivelmente, eu mesmo vou investir uns trocados (se minha esposo deixar, claro).

    domingo, 1 de março de 2015

    Reporte de Campanha - Caçadores de Emoções no DCC RPG - Sessão 10


    Depois de um hiato de 1 semana, voltamos com o jogo de Dungeon Crawl Classics RPG na segunda passada. Na 9ª sessão, nós paramos quando o grupo voltava para a casa abandonada na parte em ruínas de Punjar e se viam cercados pelas criaturas que viram nas jaulas debaixo da casa do Curwen. Eram pequenos monstros humanóides, mais ou menos do tamanho de crianças de uns 12 anos, com pele acinzentada, cheia de pequenos espinhos, olhos amarelos, dentes afiados e pareciam extremamente ágeis. Eles apareceram escalando as paredes e o teto ao redor do grupo.

    O combate começou com o clérigo de Ulesh, o deus da paz (que a gente não sabe ainda direito o que ele faz com um grupo tão caótico, talvez tentando inserir um pouco de razão no seu meio) tentando usar sua habilidade de espantar hereges. Para quem não sabe, no DCC RPG, clérigos não afugentam apenas mortos-vivos, mas todo tipo de criatura contrária ao ethos de sua fé, e no caso dele, um sacerdote ordeiro de um deus da paz, essa criaturas caóticas, demoníacas, que comem carne humana, certamente seriam afetadas. Em meio ao caos do combate e devido à escuridão, eles não sabiam exatamente quantos deles estavam atacando, mas era nítido que o bando passava de 10 indivíduos. Invocando seu deus, o personagem conseguiu afugentar os 4 mais próximos a ele, que cerraram os olhos quando viram o símbolo sagrado de Ulesh brilhar forte como o sol.