terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Original Dungeons & Dragons Reimpressão "Premium" - Unboxing

Gente, eu nunca fiz um unboxing até hoje. Achava meio bobo e tal. Afinal, o que vêm dentro da caixa do jogo? O jogo ora bolas. Mas isso tudo mudou quando chegou em minha casa uma belezinha super especial: A edição limitada da reimpressão "premium" da primeira versão do Dungeons & Dragons, lá de 1974, com seus suplementos e tudo mais.

Para quem não viu, essa edição limitada foi anunciada lá em fevereiro de 2013, e eu fiz minha "pre-order" desde lá, o que me garantiu um bom desconto. O preço de capa é USD 150,00, e eu paguei com tudo, incluindo frete, apenas USD 92,00 (tudo bem que com esse dolar de 2,40 e IOF de 6,38%, não saiu tão barato assim). Ela vem com todos os livros lançados especificamente para a edição original do D&D, do Gary Gygax e Dave Anerson, mas não vem com o Chainmail (que trazia o sistema padrão de combate), nem o Swords & Spells (que foi o sistema de combate e massa feito depois). Mas isso não atrapalha em nada, porque os livros já vem com um sistema de combate alternativo, bem parecido com o que conhecemos hoje. Bem, chega de papo furado e vamos dar uma olhadinha nos conteúdos dessa maravilhosa caixa!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Comércio de Itens Mágicos em Jogos de Fantasia

Há alguns dias, em um dos grupos mais legais que eu participo no Facebook, o AD&D Brasil, rolou um bate papo sobre como o pessoal lida com comércio de itens mágicos na edições antigas, pré-WotC, que não tinham um sistema de preços para esses objetos. Isso levantou diversas perguntas que devem ser todas consideradas com atenção pelo DM antes de permitir e criar um sistema para avaliar e vender esses itens de poder em seus jogos.

Há pelo menos cinco fatores que vão influenciar a decisão de um mestre na hora de permitir/criar um "comércio" de itens mágicos em suas campanhas. E acreditem ou não, essa decisão vai influenciar o clima do jogo de maneiras significativas. Então, devemos considerar os seguintes fatores: o Impacto dos Itens Mágicos no Jogo; o Processo de Criação desses objetos; O Nível de Magia do jogo e do cenário; os Fatores Econômicos que um comércio de itens mágicos traz ao jogo; e as consequências da Abundância do Fantástico na campanha.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Recuperando pontos de Sorte

Uma das diversas coisas que diferenciam o Bruxos & Bárbaros de outros RPGs de fantasia tradicionais é a existência de um Atributo ligado à Sorte, ao destino, ao favor dos Deuses e outras entidades. Ele é um atributo que serve para diversas cosias dentro do jogo, desde testes para saber se coisas acontecem com seu personagem que tem mais a ver com a sorte do que qualquer outra coisa, como para ser gasto para se obter favores especiais dentro do jogo (como acionar habilidades únicas).

Durante o jogo esse atributo sofre variações constantemente, afinal, o ânimo dos Deuses do destino é bastante caprichoso. Uma hora um personagem pode precisa de sua sorte para se salvar de uma armadilha, ou mesmo para acertar um golpe mortal no terrível feiticeiro. Mas quem recorre muito à Sorte, um dia pode ficar sem ela. Então como recuperar o favor dos Deuses, fazer a balança do destino pesar para o seu lado novamente? Bem, há algumas formas, como veremos abaixo.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Melhores Postagens do XP em 2013

E já estamos entre o Natal e o Ano Novo, e todo mundo sabe o quanto é enrolada essa época. Correria pra cá e pra lá, compromissos, confraternizações, todo mundo ocupado. Isso sempre acaba tomando todo o nosso tempo e muitas mesas de jogo tem um "recesso" de final de ano, não é? Escrever para o blog também não é muito fácil, especialmente quando você "tem que" ir comprar algo que faltou para a ceia, ou o presente de alguém que acabamos não comprando nos lugares mega lotados por aí.

Pensando nisso e, é claro, nas pessoas que por acaso não conseguiram acompanhar o blog para ver todas as postagens ao longo do ano (se é que alguém lê isso aqui), resolvi que seria um bom momento para fazer uma "Retrospectiva 2013" com as melhores e mais visitadas postagens ao longo do ano. É difícil escolher, mas vou tentar pegar duas postagens por mês, colocar o link para elas, e fazer um apanhado rápido sobre o que ela fala.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Lá vamos nós novamente... Heroquest edição de 25 anos em outro Financiamento Coletivo


Para quem está acompanhando o blog, todos viram que eu fiquei bastante empolgado com o lançamento do financiamento coletivo para uma republicação do jogo para seu aniversário de 25 anos em um edição toda especial. A empolgação durou alguns dias, com várias metas sendo batidas rapidamente, tudo levando a crer que aquele seria um dos financiamentos coletivos mais bem sucedidos de todos os tempos.

Mas não demorou muito para a festa acabar. Esse mundo dos negócios tem muitas complicações e mesmo com a Gamezone possuindo os direitos para a publicação do jogo na Espanha, há uma série de outros fatores que complicam a sua distribuição ao redor do mundo, e a utilização de sites de financiamento coletivo em outros países, como o Kickstarter que é sediado nos EUA, onde outra companhia detém os direitos do nome Heroquest. As regras não chegam a ser um problema, já que eles as revisaram e não se pode patentear regras, apenas a maneira como elas são apresentadas, e isso é facilmente contornável. Passou-se alguns dias, e a Gamezone tentou colocar em outro site, dessa vez um na própria Espanha, mas também não deu certo. A administração do site não se sentiu seguro e achou melhor cancelar o projeto.

Bruxos & Bárbaros - Subindo de Nível

Em todas as histórias, sejam as mais simples, ou as mais complexas, os personagens mudam, evoluem (seja para o bem ou para mal). Está na essência de uma boa história essa mudança. Nos RPGs, isso não é diferente. As experiências que os personagens tem ao longo do jogo os transforma de diversas maneiras, seja psicologicamente, socialmente, espiritualmente, e até mesmo em termos de jogo. Alguns personagens se tornam mais habilidosos, aprimorando seus talentos com experiência. Outros vão adquirindo conhecimentos mais profundos, e entendo ainda mais aquilo que estudam. Em Bruxos & Bárbaros não é diferente, muita coisa pode mudar na vida de um herói de uma aventura para outra.

Como já mostrado na postagem anterior, os Pontos de Experiência ajudam a mensurar essas mudanças e transformações ao longo do tempo. Mas no B&B eu decidi por tornar essa "evolução" em algo mais divertido, narrativo, e criativo. Não basta, simplesmente, acumular um certo número de pontos e magicamente transformar seu personagem, é preciso mais. Afinal, estamos jogando um jogo de criação coletiva de histórias. Inspirando-me em certos jogos e criando algumas coisas que gostaria que outros tivessem, desenvolvi um pequeno "sisteminha" para evolução de personagens que até penso em utilizar em outros jogos.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Meu 2013 em RPG

O fim do ano está chegando e eu me parei pensando em tudo que eu experimentei e joguei ao longo do ano ligado a RPG e afins. Foi um ano cumprido e cheio de coisas novas, com boas e más experiências, mas todas que valeram a pena (afinal, ao menos devemos aprender algo com as situações que dão errado, não?). Que tal então, cada um de nós fazer uma retrospectiva de 2013 em termos de RPG e outros jogos e compartilhar nossas experiências?

Começando em janeiro, na época eu estava começando uma mesa de Bárbaros da Lemúria ambientada na Era Hiboriana de Conan. Para quem não conhece, esse é um RPG bem simples e flexível, que usa 2d6 e é bem adaptável aos mais diversos gêneros, mas originalmente foi publicado para jogos de Espada e Feitiçaria (e é uma das inspirações do Bruxos & Bárbaros). No mesmo mês, em eventos aqui pelo Rio de Janeiro, eu levei uma mesa de Goblins em Campanha, um suplemento para Old Dragon onde se joga com as criaturinhas verdes mais famosas dos jogos de fantasia.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Recompensas: Pontos de Experiência

É, eu confesso: Bruxos & Bárbaros está demorando um pouco mais que o planejado. Isso se deve ao fato de eu querer sempre colocar mais e mais coisas no livro e no próximo Jogo Rápido, e que esses últimos meses tem sido bastante agitados por aqui, diminuindo meu tempo de escrita. Mas eu chego lá, podem deixar. Por enquanto meu objetivo é me conter e terminar o Jogo Rápido sem acrescentar mais nada, já que já há material suficiente para bons meses de jogo (e o mestre old school tem que ter o espírito "do it yourself" mesmo).

De qualquer forma, eu vou continuar mostrando alguns "previews" do jogo por aqui. Hoje eu vou apresentar um pouco do sistema de distribuição de Pontos de Experiência aos personagens. Quando pensei em como fazer isso no B&B, eu quis algo mais simples, que desse menos trabalho e mais liberdade para o mestre de jogo, mais fácil entendimento aos jogadores, e que não interferisse tanto nas outras partes do jogo. Primeiramente eu não queria ter que controlar quanto milhares e milhões de pontos de experiência cada um receberia ao longo de uma campanha. Queria algo que mantivesse os valores baixos e razoáveis, e que não fizesse o mestre ter que calcular minuciosamente os XPs de cada monstro e desafio de acordo com o nível dos personagens. Pesquisei em vários RPGs diferentes maneiras diversas de fazer isso, e acabei com o resultado abaixo.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Sim, eu não curti o segundo filme da trilogia do Hobbit, e daí?

Não vou dizer que o filme é uma bosta, uma heresia ou coisa do tipo. Esse não é o caso. O filme é legalzinho, divertido, mas não passa disso. O segundo filme transformou uma história mágica, de fantasia, que mostra a evolução de um pequeno Hobbit em um aventureiro, mostrando o quanto sua esperteza e sagacidade transformaram uma região inteira em um mero Blockbuster de ação. E não era exatamente isso que eu esperava ver no cinema.

Sim, há coisas boas como sempre. A fotografia, figurino, efeitos especiais, trilha sonora, e tal. Isso continua lá, firme e forte, muito legais, muito bonitos, mas não é disso que o filme deve sobreviver. Aliás, isso é o mínimo esperado para uma obra dessa magnitude, e nesse quesito bato palmas. Realmente o filme é lindo, as paisagens são de tirar o fôlego, e a trilha sonora (mesmo na maioria dos casos se tratar de mais variações dos mesmos temas já usados na trilogia do Senhor dos Anéis) dá um clima muito legal às cenas.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Feitiços de 2ª Grandeza de um Bruxo

Estamos de volta com mais magias para Bruxos & Bárbaros! Prometo que essa postagem é a última por algum tempo. Já mostramos aqui as 20 magias iniciais de quatro das cinco classes conjuradoras de Bruxos & Bárbaros: os Sacerdotes, os Druidas, os Xamãs, e os Feiticeiros. Cada um deles com um estilo próprio de feitiços, pontos fortes e pontos fracos. Os Sacerdotes com as suas orações capaz de abençoar os fiéis e aliados de seus Patronos, os Druidas controlando o poder caótico e primal dos elementos, os Xamãs se utilizando e sendo utilizados pelos diversos espíritos que vivem entre os mundos, e os Feiticeiros que aprendem antigos rituais das entidades que vivem entre as estrelas.

Na última postagem apresentamos as 10 magias iniciais disponíveis aos Bruxos. Feitiços de sombras, morte, dor, necromancia, e agora trazemos mais! São 10 magias que levam adiante o tema da classe e a deixam bastante diferente das demais. Confirma abaixo:


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Jogando com Namorada(o) na mesa de jogo...

Há alguns dias escrevi um artigo sobre "O que não fazer quando há mulheres jogando", e tive um resposta bem positiva sobre ele. Em um dos comentários, Thiago Abdulmassih sugeriu um novo artigo, agora abordando um outro lado. Alguns conselhos para o pessoal que joga com sua namorada, ou namorado, marido, esposa, ficante, ou seja lá o que for, na mesa.

Pensando no assunto, eu elaborei uma pequena lista de conselhos para condutas de casais durante uma sessão de RPG. Obviamente essa situação não costuma causar tanto desconforto por aí, mas em alguns casos ela pode gerar algum incomodo quando o casal perde um pouco os limites, e esquece que não estão jogando sozinhos, e que aquela é uma atividade social, de grupo, e não de um par, exclusivamente. É claro que o contrário também pode acontecer, e um grupo de pessoas pode deixar os pombinhos bem incomodados ou desconfortáveis em determinadas situações. Mas vamos com calma.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Feitiços de 1ª Grandeza de um Bruxo

Bem, já mostramos aqui as 20 magias iniciais de quatro das cinco classes conjuradoras de Bruxos & Bárbaros: os Sacerdotes, os Druidas, os Xamãs, e os Feiticeiros. Cada um deles com um estilo próprio de feitiços, pontos fortes e pontos fracos. Os Sacerdotes com as suas orações capaz de abençoar os fiéis e aliados de seus Patronos, os Druidas controlando o poder caótico e primal dos elementos, os Xamãs se utilizando e sendo utilizados pelos diversos espíritos que vivem entre os mundos, e os Feiticeiros que aprendem antigos rituais das entidades que vivem entre as estrelas.

Mas ainda falta uma classe: os Bruxos. Aqueles que aprendem rituais e feitiços esquecidos, por meio de barganhas e acordos com as entidades sinistras do Abismo. As magias da classe giram em torno da escuridão, da ilusão, das sombras, da vida e da morte. Confesso que é minha classe de conjuradores favorita e foi a que consegui fazer os feitiços mais rapidamente (as ideias fluíam mais rápido). Bem, confiram por vocês mesmos.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Vídeo sobre o Bruxos & Bárbaros, Espada e Feitiçaria, e Construção de Masmorras

Já faz alguns dias desde que eu descobri esse vídeo do nosso amigo Luciano "Tolkien". Para quem não o conhece, ele é um dos RPGistas mais dedicados e inventivos que eu já conheci. Não tem um encontro de RPG em que ele decida mestrar que a mesa dele não fica cheia (que inveja, viu?). Aliás, tem gente que só vai aos encontros quando ele diz que vai mestrar. Daí dá para entender como eu fiquei feliz e lisonjeado quando ele me falou que curtiu bastante o 1º Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros.

Minha surpresa foi maior ainda ao ver que ele fez um pequeno vídeo para falar sobre Espada & Feitiçaria, Bruxos & Bárbaros, e a masmorra que ele estava construindo para jogar a aventura "O Crânio de Tuhan" que vem no Jogo Rápido que eu disponibilizei aqui. Nele, o Luciano faz um breve apanhado do gênero e seus autores mais proeminentes (Howard, Lieber, Smith, Moorcock), mostra uma série de imagens bastante inspiradora, fala um pouquinho sobre o Bruxos & Bárabaros, suas inspirações e ambições, e mostra o belíssimo trabalho que fez com a masmorra da aventura introdutória que escrevi. Bem, vejam por vocês próprios no link abaixo.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Óleo e suas 1001 utilidades nos Jogos de Fantasia

Personagens de níveis baixos nos jogos de fantasia não possuem muitos recursos, itens mágicos, ou habilidades especiais ao seu dispor. Eles devem garantir seu sucesso e sobrevivência com o que conseguirem botar as mãos, e principalmente com a sagacidade e criatividade do jogador que o controla. Para isso, eles devem enxergar o que possuem de uma forma totalmente nova, vendo utilidades e usos não comuns para aqueles objetos e itens que aparentemente só servem para uma coisa.

Eu tenho suspeitas de que o item que mais recebe essa atenção e olhar diferenciado é o frasco de óleo. Comumente utilizado para deixar acesa a chama de uma lanterna, ele se transforma e em uma série de utensílios, e diversas utilidades são descobertas dependendo das situações. Abaixo abordarei alguns desses usos e sua aplicações em um jogo típico de fantasia que eu já tenha presenciado.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Feitiços 2ª Grandeza de um Feiticeiro

Estou, agora, escrevendo uma nova aventura para o segundo Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros. Ela será inspirada por um conto muito legal de Robert E. Howard chamado "Devil in Iron", no qual Conan vai até uma ilha misteriosa atrás de um interesse "amoroso" dele e se depara com uma cidadela que parece fora do seu tempo, habitada por reflexos do passado e por um demônio encarnado. A aventura terá o nome de "A Cidadela do Além Tempo" e colocará os aventureiros para explorar um local que não deveria estar ali, e uma entidade que não deveria existir, tudo em busca de tesouros e de uma dívida que eles querem cobrar. Eu mestrei um "playtest" dessa aventura em um Saia da Masmorra e as pessoas gostaram bastante. Vamos ver como vocês vão reagir.

Mas, enquanto isso, eu volto com mais um "preview" da extensa lista de magias do B&B. Continuando com o Feiticeiro, trago hoje as 10 magias de 2ª Grandeza que serão disponibilizadas no próximo Jogo Rápido. São feitiços que mechem com o tecido que forma a realidade do universo, e podem transformar e manipular as percepções, além daquele ligados a entidades extra-planares, e aos astros insondáveis do Infinito. Vamos a eles.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O que não fazer quando há mulheres ou QUALQUER outra pessoa jogando...

Pode parecer óbvio para muita gente (e para mim parece também), mas eu já vi muita gente se comportando de maneira totalmente bizarra, e muitas vezes ofensiva, na frente de jogadoras de RPG. Ou seja, muito do que eu vou escrever aqui é com base em experiência pessoal do que eu vi acontecendo por aí. Eu tenho uma esposa que joga RPG, e tenho amigas que volta e meia rolam uns dados no meu grupo (sem contar que temos uma Narradora também).

Isso sem falar nas dezenas de mulheres que eu conheci que pararam de jogar, ou que acham RPG algo idiota por comportamentos absurdos de alguns jogadores (minha esposa quando a conheci detestava RPG por causa de um grupo de homens que sempre colocava as personagens dela em situações em que seus peitos ficavam a mostra, por exemplo). Então, pensando no bem estar das mesas de jogo e das nossas amigas jogadoras e mestres de RPG, tentei fazer uma listo do que nós NÃO podemos fazer em uma mesa de jogo quando temos uma moça entre nós. Aliás, pensando melhor, essa lista serve para o que não se deve fazer com TODA e QUALQUER pessoa que joga RPG com a gente.  Originalmente essa postagem foi feita pensando as mulheres somente, pois, com certeza, é o grupo de pessoas que mais facilmente conseguimos identificar sendo afetado com isso, mas isso vale para qualquer pessoa.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Feitiços 1ª Grandeza de um Feiticeiro

Bruxos & Bárbaros terá uma extensa lista de magias. Cada uma das cinco classes conjuradoras iniciais do jogo (Sacerdote, Druida, Xamã, Feiticeiro, e Bruxo) terá cerca de 46 magias, ou seja, no total serão um pouco menos que 250 magias diferentes. Isso provavelmente contribuirá para um livro mais volumoso, mas acho que vai ser fundamental para fazer cada classe parecer única, sem ficar repetindo o mesmo feitiço em várias delas.

Como já apresentei os 20 primeiros milagres dos Sacerdotes, Druidas, e Xamãs, hoje começo a apresentar os feitiços dos Feiticeiros. Essa classes é caracterizada por ter a capacidade de manipular realidades, energias cósmicas, e descobrir os mistérios do universo por meio de estudo das estrelas e contato com entidades alienígenas do Infinito. Abaixo segue as dez magias de 1ª Grandeza da classe, disponíveis para personagens de 1º nível.