quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Besta dentro de Nós - Homens Bestas em RPGs

Eu quase esqueci de fazer uma postagem para a Ciranda de Blogs esse mês. Tem tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que fico até perdido. Mas tudo bem, ainda dá tempo. Como sabem, o tema sugerido para a Ciranda foi composto por duas palavras: Mudança e Animais. E daí, algumas ideias começaram a surgir. Provavelmente eu poderia ter feito mais de uma postagem com isso, mas acabei escolhendo uma que se voltasse mais para um gênero que gosto muito, que é Espada e Feitiçaria.

E sobre o quê eu poderia escrever dentro desse estilo que se encaixasse no tema se não Homens Bestas, criaturas tão clássicas e intrinsecamente ligadas a nós. Ao mesmo tempo selvagens, monstruosos, e tão parecidos conosco. Essas criaturas aparecem em diversas histórias, jogos, filmes, e aventuras. Sempre de maneiras diferentes, mas tocando em alguns aspectos em comum. Essa postagem, então, é apenas para discutir e refletir sobre a utilização dessas criaturas em nossas mesas.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Aspectos

Desde o começo deste projeto, tive o objetivo de criar um jogo com suas raízes bem fincadas nas primeiras edições do jogo de fantasia original. Simples, rápido, e sem tantas opções que deixariam a criação de personagem complexa, longa, e as vezes até desnecessária. Ou seja, eu não queria nada de perícias, talentos, especializações e essas coisas, usaria testes de atributos para resolver quase tudo. Mas ao mesmo tempo eu queria algo mais, algo que diferenciasse personagens que tivessem o mesmo valor nesses atributos, que dissesse algo sobre eles, sem ser, simplesmente, que ele é bom em escalar. Algo que além de dizer isso, falasse sobre seu jeito de ser, seu passado, sua personalidade...

Foi então que eu decidi adotar os Aspectos no Bruxos & Bárbaros. Esse tipo de mecanismo não é inédito nos RPGs e já existe há um bom tempo. Diversos jogos o utilizam com bastante propriedade e ajudam os jogadores e os mestres a contar uma história mais interessante, e personagens mais únicos. Aspectos são características dos personagens, descrevendo elementos sociais, psicológicos, históricos, ou qualquer outra coisa que torna aquele indivíduo o que ele é, e ainda por cima influenciam o jogo. Eles podem ajudar o personagem em situações em que os aspectos seriam benéficos para ele, eles podem prejudicá-lo em situações contrárias, ou ainda permitir outros feitos, como veremos abaixo.

sábado, 26 de outubro de 2013

Financiamentos Coletivos - Outubro de 2013


Já faz alguns meses que não escrevo nenhuma postagem falando sobre financiamentos coletivos legais que estão rolando por aí. Confesso também que nos últimos meses até tiveram alguns interessantes, mas nada que me chamou atenção imediatamente e me fez querer gastar rios de dinheiro, mas as coisas mudaram nas últimas semanas, e já enxergo a minha falência no horizonte.

Então, como meio de divulgação, ou mesmo ajuda para quem está procurando alguma novidade legal, preparei uma pequena lista com financiamentos coletivos de RPGs que estão acontecendo tanto por aqui, quanto lá fora. Obviamente eu não tenho como saber de tudo o que está rolando pelo mundo, e nem de divulgar tudo que eu vejo, mas vou apresentar coisas que estou achando legais, interessantes, e que provavelmente valem a pena investir.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Alinhamentos

Terminada a apresentação das classes de personagens básicas do Bruxos & Bárbaros, podemos falar sobre alguns outros detalhes e elementos desse jogo de Espada e Feitiçaria. Como o nosso RPG é inspirado nas versões clássicas de uma dos mais tradicionais jogos de fantasia já escritos, alguns de seus trejeitos e características estão presentes no B&B, de forma bastante apropriada, tendo em vista a inspiração original desse jogo. O alinhamento dos personagens é um deles.

Em suas várias encarnações, os alinhamentos serviram para caracterizar diversos elementos intangíveis dos personagens do jogo. Ele já serviu para representar a ligação dos personagens com forças cósmicas que lutam entrei si pela supremacia no universo, a separação das pessoas entre aqueles que são civilizadas e bárbaras, que são bons ou maus, que seguem a ordem ou que seguem o caos. No Bruxos & Bárbaros, optamos por usar esse elemento de uma maneira diferente, combinando alguns conceitos desses jogos com outros dos contos de Espada e Feitiçaria, e o ligamos ao atributo Sorte, tão importante no nosso jogo. Abaixo trago a reprodução do texto que escrevi para o segundo Jogo Rápido tratando dessa matéria.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dicas para se divertir mais como Mestre

Todo mundo sabe que o objetivo de uma "partida" de RPG é se divertir, que não há "vencedores" ou "perdedores" em uma sessão (embora, às vezes os personagens possam alcançar os seus objetivos ou falhar miseravelmente na tentativa), mas sim pessoas que se divertiram ou não no processo. Na maioria dos casos, tendemos a ver um jogo bem sucedido aquele em que os jogadores se divertem, e muitos artigos, e até livros, são escritos com dicas para deixar esses participantes mais satisfeitos com o jogo.

Mas e quanto ao Mestre de Jogo? Ele também tem tanto direito de se divertir quanto os jogadores, a diversão de ambos não podendo ser absoluta em detrimento de cada um. Poucas vezes eu vi algum artigo ou texto falando sobre como melhorar, ampliar, ou facilitar a diversão por parte do narrador de RPG. E, por se primariamente um Mestre de Jogo (prefiro, muita vezes mestrar a jogar), achei que seria interessante passar algumas dicas que aprendi com o tempo e que deixou o jogo mais divertido para mim sem prejudicar a diversão dos jogadores.

domingo, 20 de outubro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Classes - Bruxos

Finalmente, chegou a hora de trazer o texto revisado da última classe básica do jogo Bruxos & Bárbaros. Escrever esse jogo tem sido um trabalho árduo, às vezes prazeroso, às vezes cansativo, às vezes elouquecedor, mas no final tem sido bem recompensador. Enquanto isso, vou mostrando para vocês o que já fizemos e estará disponível do próximo Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros. Há alguns dias mostrei como ficaram os Guerreiros, os Bárbaros, os Ladrões, os Exploradores, os Sacerdotes, os Druidas, os Xamãs, os Feiticeiros, e hoje venho mostrar a classe dos conjuradores mais sinistros, que fazem pactos e acordo com criaturas da trevas para obter seu poderes, os Bruxos.

Bruxos, diferentemente dos feiticeiros, focam seus estudos e trabalhos para um linha de feitiçaria mais sinistra, mais sombria, mais demoníaca. Talvez por falta de um talento para tentar decifrar os segredos das realidades, talvez por uma afinação natural para magias mais tenebrosas, ou por simples preguiça, eles buscam um caminho mais curto para seus poderes, os pactos com entidades do Abismo. Dessa forma, eles ganham acesso a poderosos feitiços, mas se sujeitam a obrigações, traições, e crueldade dessas entidades. O custo dos seus poderes pode ser bem alto. Abaixo reproduzo o texto revisado da classe.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Quanto de RPG eu compro com um P$4!

Ontem aconteceu um maior "fuzoê" na internet por causa do anuncio da SONY dizendo que o Playstation 4 chegaria às terra tupiniquins por R$ 4.000,00. A justificativa da companhia, para variar, são os "altos tributos" no Brasil (eu não vou discutir isso aqui, mas só digo que é balela, os tributos não justificam esse preço abusivo). Bem, eu, particularmente, não liguei tanto (a não ser pela desculpa esfarrapada da empresa), até porque não jogo videogames há um bom tempo (tenho uns joguinhos Indies no computador que jogo uma vez a cada mês, mais ou menos). Mas tudo isso me fez parar para pensar em uma coisa.

O que iria comprar em termos de RPG com o valor do Playstation 4? Dá para fazer até uma brincadeira entre a galera do RPG por aqui. Imaginemos que cada um tem, por alguma razão, 4 mil reais para gastar com RPGs, sejam importados ou não. O que vocês comprariam? Parando para pensar e levando em consideração o que eu já tenho por aqui, decidi fazer uma pequena lista de livros e produtos. Não estou contando o preço do frete, pois seria difícil de calcular o frete para tudo. Então, sei lá, digamos que mil reais seja só de frete, os outros 3 mil eu vou gastar com o que eu quiser. O que será que eu vou escolher?

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aventuras em Alto Mar

Tempos atrás, alguém (que já não lembro mais o nome) me perguntou sobre aventuras e campanhas envolvendo embarcações, oceanos, navios e tudo mais. Esse geralmente não é o foco da maioria das campanhas, principalmente aquelas que começam desde o primeiro nível, a não ser, é claro, se o foco do jogo em si seja essa (como 7th Sea, Honor & Intrigue, e outros nesse estilo). Existe algumas razões por trás disso, mas nada impede um Mestre criativo contornar isso, e levar um grupo de inexperientes marujos ao longo de uma campanha em Alto Mar.

Essa postagem, então, trará algumas dicas e ideias de como criar e manter um jogo de RPG no estilo D&D e outros similares com o foco no mar. Obviamente ela não será um guia definitivo, nem um cenário de campanha, mas sim um apanhado de ideias e possibilidades a serem desenvolvidos pelos narradores a fim de possibilitar campanhas e aventuras fora da terra firme. Como eu sou, primariamente, um jogador de jogos de fantasia, é a partir dessa base que eu vou partir.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Classes - Feiticeiros

Estamos quase acabando os textos revistos das classes de personagem do Bruxos & Bárbaros. Ao todo serão 9 classes iniciais, e outras ainda podem ser desenvolvidas dependendo do andamento do jogo, ou mesmo em suplementos futuros. Enquanto isso, vou mostrando para vocês o que já fizemos e estará disponível do próximo Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros. Há alguns dias mostrei como ficaram os Guerreiros, os Bárbaros, os Ladrões, os Exploradores, os Sacerdotes, os Druidas, os Xamãs e hoje venho mostrar a classe dos conjuradores mais misteriosos, que manipulam as realidades, e se comunicam com entidades alienígenas, os Feiticeiros.

Esses indivíduos são aqueles loucos o suficiente para tentar compreender aquilo que nenhum mortal jamais deveria se quer saber que existe. Por meio de fórmulas, rituais, e uma força de vontade sobre-humana, eles conseguem manipular e alterar a realidade ao seu redor, fazendo o impossível se tornar possível. Mas para isso, eles tem que mexer com coisas que não compreendem totalmente, devem lidar com entidades extraplaneres que podem deixar um ser humano louco apenas por olhar em seus olhos. Com sua magia eles comandam poderes incríveis, mas a todo momento correm o risco de se perderem, e da realidade tentar se restabelecer às suas custas.

sábado, 12 de outubro de 2013

Resenha - Edge of the Empire - Core Rulebook - Star Wars acontece nas Fronteiras! - Parte III (Final)

"Garoto, eu voei de um lado da galáxia ao outro, e eu vi muita coisa estranha, mas eu nunca presenciei nada que me fizesse acreditar que existe uma única e poderosa Força controlando tudo. Porque nenhum campo místico de energia controla o meu destino. É tudo um monte de truques simples e baboseiras." - Han Solo

Chegamos à terceira e última parte da resenha do Edge of the Empire, o primeiro dos três Core Rulebooks do sistema de RPG no universo do Star Wars que está sendo publicado para Fantasy Flight Games. Para quem quiser conferir as duas primeira partes, é só seguir os links adiante. A primeira parte trata principalmente das regras básicas do jogo e da criação de personagens, e a segunda abordou regras de combate, tanto entre personagens quanto entre veículos, assim como o uso de equipamentos, e outros itens. Hoje vou começar falando de um capítulo que trata de algo bem característico do universo do Guerra nas Estrelas.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Classes - Xamãs

Agora acho que deu para dar um gás nas magias e consegui terminara  lista de 1ª e 2ª Grandeza das magias dos Sacerdote. Estou agora trabalhando nas invocações elementais e primordiais dos Druidas, e estou tomando o cuidado para que cada magia seja bem versátil, podendo ser usada de forma criativa pelos jogadores. Enquanto isso, vou mostrando para vocês o que já fizemos e estará disponível do próximo Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros. Há alguns dias mostrei como ficaram os Guerreiros, os Bárbaros, os Ladrões, os Exploradores, os Sacerdotes, e os Druidas, e hoje venho mostrar aquela classe que vive entre dois mundos, os Xamãs.

Xamãs são indivíduos com uma ligação especial com o mundo dos espíritos, podendo se comunicar com eles, receber suas dádivas, e fazer valer suas vontades no mundo dos vivos. Há espíritos de diversos tipos, de animais, de árvores, de montanhas, de rios, de ancestrais, e cada Xamã tem uma ligação especial com certos espíritos, chamados de Totens. Além disso, esses homens e mulheres atuam como líderes espirituais, e muitas vezes de batalha para suas comunidades, incorporando aspectos de espíritos guerreiros e animais ferozes. Enfrentar um Xamã, é enfrentar um exército invisível de seus aliados. Segue abaixo o texto atual dos Xamãs que deverá constar no próximo Jogo Rápido.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Resenha - Edge of the Empire - Core Rulebook - Star Wars acontece nas Fronteiras! - Parte II

A muito tempo atrás, em uma galaxia muito distante... É uma época sombria para a galaxia. Atacando de suas bases secretas, a Aliança Rebelde destruiu a poderosa Estrela da Morte do Império Galático. Agora, as Forças Imperiais contra-atacam, jogando a galaxia em uma grande guerra civil. Entre o conflito, centenas de planetas sofrem debaixo da tirania do Império. Muitos fogem da opressão para construir novas vidas depois da fronteira da civilização. No limiar do Império, esses renegados lutam para sobreviver e se manter livres no meio de um conflito constante.

Está na hora de continuar a resenha do Core Rulebook do Edge of the Empire, o primeiro dos três livros do RPG da franquia Star Wars que a Fantasy Flight Games está produzindo (e que, ao que tudo indica, a Galápagos Jogos vai trazer para as terras Tupi-Niquins). Na primeira parte eu falei um pouco sobre a mecânica básica do jogo, os dados especiais que ele utiliza, os Pontos de Destino, as Obrigações dos personagens, a criação destes, e o papel das perícias e dos talentos no jogo. Hoje vamos começar abordando algo que fascina muitas fãs desse universo.

domingo, 6 de outubro de 2013

Ciranda de Blogs - Tema de Outubro

Olá roladores de dados! Venho mais uma vez propor outra rodada da brincadeira que recebeu o nome de Ciranda de Blogs! Cada mês propomos um tema diferente e qualquer um, blogueiro ou não, pode pegar esse tema e criar conteúdo voltado para o nosso hobby favorito, o RPG! Já abordamos alguns temas bem legais, como Morte, Lovecraft, Robôs Gigantes, e outras coisas.

Basicamente, a brincadeira funciona assim: Cada início de mês será proposto um tema aberto, geralmente uma palavra ou frase bem curta, que possa ser levada a várias interpretações. Os blogueiros e outros participantes que queiram entrar na ciranda têm, então, um mês para escrever um artigo, uma aventura, fazer um vídeo, podcast, ou qualquer outra coisa ligada da RPG (qualquer sistema, cenário, gênero), relacionada com o tema. O tema nem precisa ser o elemento central, mas deve ter relação com o artigo. Por exemplo se o tema for "Ondas", logo você pensa em oceano, depois em navios, e você decide fazer um artigo sobre barcos voadores. Mas tem ondas no céu? Não, mas é só você explicar a relação e pronto, tá valendo. Depois é só disponibilizar na internet e enviar o link para cá (não precisa colocar em um blog, pode ser no 4shared, por exemplo, dropbox, sei lá).


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Classes - Druidas

As coisas andam meio agitadas por aqui e estou tendo um pouco de dificuldades para escrever as magias das classes. Mas, embora lento, progresso está sendo feito quanto a isso. Enquanto isso, vou mostrando para vocês o que já fizemos e estará disponível do próximo Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros. Há alguns dias mostrei como ficaram os Guerreiros, os Bárbaros, os Ladrões, os Exploradores, os Sacerdotes, e hoje venho mostrar os enigmáticos e estranhos Druidas de Anttelius.

Não se enganem, os Druidas de B&B não são iguais aos "hippies", "tree huggers", e veterinários que estamos acostumados dos jogos tradicionais de fantasia. Inspirando-se nos contos de Espada e Feitiçaria, pensamos nessa classe como uma espécie de sacerdotes de povos não civilizados, que conseguem canalizar e manipular as energias primais do mundo de acordo com a sua vontade. No entanto, essas forças são extremamente caóticas e poderosas, ressentindo uma constante manipulação por meros mortais, o que torna a vida de um Druida bastante perigosa. No intuito de aplacar os elementos primais, alguns deles recorrem à sacrifícios materiais, e até de criaturas e outros homens. Abaixo está a descrição da classe com suas habilidades conforme o texto do Jogo Rápido em desenvolvimento.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ciranda de Blogs - Resultado de Setembro

Setembro chegou ao fim, ou melhor, morreu. Brincadeira, gente. O tema de Setembro para a Cirande de Blogs foi "Morte" e tivemos algumas participações para o tema, talvez até mais do que eu consiga captar, já que muita gente está escrevendo os artigos mas está esquecendo de colar na postagem original o link, ou me mandar um email com o endereço para o que produziu (sendo assim, se você escreveu algo para o tema de Setembro e eu não elenquei aqui embaixo, avise-me que atualizarei a postagem).

Para quem ainda não sabe como tudo isso funciona, vou tentar explicar. Cada início de mês será proposto um tema aberto, geralmente uma palavra ou frase bem curta, que possa ser levada a várias interpretações. Os blogueiros e outros participantes que queiram entrar na ciranda têm, então, um mês para escrever um artigo, uma aventura, fazer um vídeo, podcast, ou qualquer outra coisa ligada da RPG (qualquer sistema, cenário, gênero), relacionada com o tema. Ou seja, a postagem (ou seja lá o que for), deve ter sido produzida durante o mês corrente, e não algo reciclado de meses ou anos atrás (estou tentando deixar isso mais claro agora). O tema nem precisa ser o elemento central, mas deve ter relação com o artigo. Por exemplo se o tema for "Ondas", logo você pensa em oceano, depois em navios, e você decide fazer um artigo sobre barcos voadores. Mas tem ondas no céu? Não, mas é só você explicar a relação e pronto, tá valendo. Depois é só disponibilizar na internet e enviar o link para cá, ou enviar para o email cirandadeblogs@gmail.com. Os links abaixo foram produzidos para o Tema de Setembro: Morte.