domingo, 30 de junho de 2013

II RPG Macaé acontece dia 6 de Julho!

Fala galera, faz um tempo que não anuncio nenhum evento/encontro por aqui não é? Ando meio focado em terminar o "Jogo Rápido" do Bruxos & Bárbaros e acabo esquecendo de divulgar datas desses encontros que são grandes oportunidades para se conhecer novos jogadores e formar grupos (sem falar no bom bate-papo nerd que rola sempre).

Daí vem um parceiro meu, grande Rodrigo "BIG" Campos, e me pede para divulgar um pouquinho nesse humilde blog o encontro que vai acontecer lá em Macaé / RJ. Claro que eu não ia negar, assim como nunca nego divulgar evento nenhum (quem quiser mandar release de encontros que acontecem por aí, é só mandar para o email na página de contato que eu divulgo por aqui). Sendo assim, vai o Release do Encontro!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Bruxos & Bárbaros - Feitiçaria em Anttelius - Parte III

Está na hora de apresentar a terceira parte dos artigos sobre a Feitiçaria do Bruxos & Bárbaros, trazendo uma breve lista de magias para os Druidas de Anttelius. Na primeira parte desse artigo, fiz um apanhado sobre o funcionamento do sistema de magia do jogo, explicando como funcionava a Jogada de Conjuração, o acumulo de Karma, e as graves consequência das falhas mágicas.

Na segunda parte, apresentei cinco magias para a classe dos Sacerdotes (todas de 1ª Grandeza). Hoje é a vez da feitiçaria dos Druidas, aqueles homens que conseguem manipular as forças primais do universos, os elementos, a vida, e a morte. Sua magias focam em elementos naturais, no fogo, na água, na terra, e no vento, assim como na vida e na morta. Elas podem ser tão gentis e benéficas como uma refrescante brisa, e tão destrutivas e furiosas como uma tempestade. Bem, sem mais delongas, confiram essa magias de 1ª Grandeza que estarão disponíveis para o personagem pronto do "Jogo Rápido".

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Monstros Únicos - Consequências

Um tempo atrás eu fiz uma postagem sobre Como Tornar Monstros Mais Misteriosos, falando sobre maneiras de deixar essas criaturas, que deveriam ser estranhas, diferentes e desconhecidas, algo além dos conhecidos, orcs, beholders, dragões e nosso bestiário conhecido de sempre. Alguns RPGs levam isso como padão, como Dungeon Crawl Classics RPG, o Lamentations of the Flame Princess, e o próprio Bruxos & Bárbaros.

Hoje eu queria falar um pouco sobre as consequências dessa abordagem única para monstros. Quando você não encontra goblins, kobolds e orcs em todas as masmorras, o seu mundo e o seu jogo mudam um pouco. O que os personagens vivenciam durante suas aventuras não é mais o mesmo, e a reação dos jogadores pode mudar um pouco. Isso traz algumas consequências em termos do jogo, sobre as quais vou falar um pouquinho abaixo.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Bruxos & Bárbaros - Feitiçaria em Anttelius - Parte II

Continuando a apresentar um "preview" do Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros, trago a segunda parte da matéria sobre o sistema de magia do jogo. Na primeira parte dei uma visão mais aprofundada de como funciona a magia em Anttelius e no jogo, falando sobre como a magia é alienígena para o ser humano, como ela é caótica e como cada uma das classes se relaciona com ela. Depois de mostrar como funcionam as Jogadas de Conjuração, o acumulo de Karma, as Falhas Mágicas e tudo mais, chegou a hora de mostrar os feitiços de cada classe.

Começando com uma pequena lista de cinco feitiços para os Sacerdote, aqueles que estarão disponíveis ao personagem pronto do "Jogo Rápido", os próximos artigos mostraram que não só no visual as classes se diferenciarão, mas também no estilo e efeito das magias. Os sacerdotes são "homens santos", servem a entidades que, pelo menos na visão deles, está para fazer algum bem (mesmo que seja o mal para outras pessoas). Seus Milagres estarão mais ligados a combater infiéis, dar apoio a pessoas de sua fé, e a Vida e Morte. Abaixo estão alguns dos feitiços iniciais para essa classe.

sábado, 22 de junho de 2013

O Um Anel - Ficha de Personagem em Portfólio

Para quem não sabe, além de jogos da "Escola Velha", eu também gosto de outros RPGs, e uns até bem novos, como o "O Um Anel" (que eu chamo de The One Ring mesmo, já que conheci ele ainda sem nem previsão de lançamento por aqui). Inclusive, aqui no blog, há uma série de reportes de sessões de uma campanha que durou um ano, completinha, para quem quiser ler e tirar algumas ideias para aventuras.

Mas, além disso, eu andei desenvolvendo alguns materiais e utilidades para os "Loremasters" (como são chamados no O Um Anel da Devir?), e jogadores. Fiz uma adaptação dos Dúnedain, os Rangers do Norte, e publiquei aqui há algum tempo (que ainda tenho que traduzir para português, me desculpem), e fiz também uma ficha de personagem em formato portfólio (uma folha dobrada ao meio que se abre como um livro). Essa eu traduzi agora!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Bruxos & Bárbaros - Feitiçaria em Antellius - Parte I

Há alguns meses eu publiquei aqui uma postagem com um olhar rápido sobre o sistema de magia do Bruxos & Bárbaros. Lá eu expliquei os conceitos básicos, a ideia por trás da existência de magia no mundo, e porque ela funciona do jeito que funciona. Basicamente, a magia, seja ela arcana, divina, ou de outra fonte, não foi feita por mortais, homens e mulheres, e nem para ser utilizada por eles, mas isso não os impede de tentar, não é?

Hoje eu venho trazendo mais. Dessa vez um "preview" do texto do Jogo Rápido com um olhar mais profundo sobre como tudo vai funcionar. Aqui estarão condensadas as informações sobre as Jogadas de Conjuração, o acumulo e absorção de Karma, as Falhas Mágicas que podem atingir as classes de conjuradores e até mesmo uma pequena lista de feitiços, para dar um gostinho do que está por vir.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Rebeldia nos RPGs

Ok, isso aqui é um blog de RPG, e assim vai se manter, não importa o que aconteça. Mas é impossível não se manifestar diante de tudo que está acontecendo aqui no Brasil. Revolta, rebeldia, e quem sabe, REVOLUÇÃO. Está cedo demais para saber ao certo, mas algo está mudando, nem que seja um pouco.

E como a arte imita a vida, não é incomum aventuras e campanhas de RPG em que os personagens fazem parte de um grupo de pessoas que quer acabar com um regime autoritário, maligno, corrupto. E há jogos para todos os gostos, deste fantasia medieval, passando por ficção científica e indo até ao horror. Então, se você quiser um clima maior de rebeldia e luta por mudanças na sua mesa de jogo (para entrar no clima que estamos passando por aqui), tenho algumas sugestões de jogos e aventuras para você.

domingo, 16 de junho de 2013

Resenha - Anacrônicas - Os Velhinhos que Botam pra Quebrar!

Ele prometera que jamais se envolveria com aquilo novamente. Já fazia 12 anos desde que ele precisou segurar em uma arma, e agora isso. É claro que ele podia dizer não, e não se envolver novamente com esse tipo de gente, mas as coisas se tornaram pessoais. E quando é pessoal, ele não perdoa.

Anacrônicas é um jogo de RPG divertido e simples, feito para o Game Chef Brasil de 2013, pelo Daniel Sant'Anna (o mesmo do Beat'em Up!) e do Pedro Marinelli, e que tem como foco histórias de senhores e senhoras de idades com passados interessantes que tem que voltar a ativa. São ex-espiões, ex-assassinos, ex-agentes, que por alguma razão devem meter a mão na massa novamente, apesar de todos os problemas que devem enfrentar devido a sua idade (reumatismo, artrite, problema de coração).

O jogo consiste em um PDF de 34 páginas de leitura bem rápida e entretida. Vale um destaque ao cuidado visual do jogo, que é excelente, melhor que muito jogo feito por grandes editoras. Como o texto do jogo em si não podia passar de 4 mil palavras, ele é bem direto e objetivo.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Bruxos & Bárbaros - Entendendo a Ficha de Personagem

Vem chegando a hora do primeiro jogo aberto do Bruxos & Bárbaros e eu estou correndo com os preparativos aqui. Fazendo as fichas dos personagens prontos (um de cada uma das nove classes), terminando os detalhes da aventura, e outras coisinhas menores. O texto do jogo rápido está praticamente pronto. Faltando apenas umas dicas para Cronistas (como são chamados os mestres no B&B), e o texto da aventura em si, que é basicamente uma tumba a se explorar em busca de tesouros.

A postagem de hoje é para apresentar a ficha de personagem do jogo. Ela é bem simples e tem tudo que você precisa para jogar em apenas 1 página (com exceção da sua imaginação, é claro). Ela foi toda desenhada a mão (os pergaminhos e outros detalhes gráficos), e utilizei tipologias que remetessem a uma época passada, célticas. O logotipo do jogo vem logo na parte de cima da ficha, e ajuda a passar o clima de espada e feitiçaria para quem for jogar. Vejam por vocês mesmos clicando aqui e baixando o PDF. Abaixo vou explicar cada informação da ficha do personagem.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Itens Mágicos - O Queijo Infindável

Em outra oportunidade, fiz uma postagem sobre como tornar os itens mágicos de um jogo mais fantásticos e misteriosos. Agora, está na vez de trazer alguns exemplos e criar objetos que possam ser utilizadas nas mesas por aí. Por isso, criei uma série que trará sempre um item mágico diferente, com uma origem, história, propósito, poderes e, por que não, ganchos de aventuras ligados a ele. Já escrevi sobre uma mochila mágica, e uma moeda amaldiçoada.

O Queijo Infindável: Este queijo parece um alimento comum, até mesmo um pouco envelhecido, com um aroma forte. De cor amarelada, sempre com alguns traços brancos de início de mofo, este queijo não tem um gosto muito bom, mas traz grandes vantagens àqueles que o possuírem. O queijo, quando consumido parcialmente, alimenta a pessoa por um dia inteiro e a deixa mais vigorosa e resistente. No entanto, ela se torna um tanto quanto destemida, sem se preocupar tanto com sua própria segurança.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Bruxos & Bárbaros - Combate

Como em qualquer RPG de aventura e ação, combates são partes essenciais do jogo e da história sendo contada. As aventuras de Conan, sem dúvida, não seriam as mesmas sem suas selvagens lutas. Bruxos & Bárbaros tenta, justamente, simular essas lutas e batalhas selvagens, com regras claras, diretas, e rápidas, incentivando, também, a criatividade dos jogadores.

As regras de combate do B&B são bastante familiares para quem já jogou RPGs com herança do jogo de fantasia original, mas traz algumas surpresas e novidades para deixar as coisas mais com a cara do gênero Espada e Feitiçaria. Há momentos durante o combate em que a descrição de um ataque pode fazer diferença entre um golpe mortal ou um mero corte no troco no inimigo, por exemplo. Há uma tabela para Acertos e Falhas críticas com efeitos bastante variados, e até mesmo sequelas para aqueles que encararem a morte e voltarem para contar história.

Abaixo está uma transcrição do texto da seção de Combate do "Jogo Rápido" do Bruxos & Bárbaros a ser liberado por completo em breve.

domingo, 9 de junho de 2013

Enigmas e Charadas - Cifra de César

Enigmas, quebra-cabeças, charadas e outros desafios mentais eram atrações garantidas em diversas aventuras antigamente, mas cada vez mais eu tenho visto o seu número diminuir. Por esse motivo comecei uma série de postagens com esses elementos para serem utilizados em qualquer jogo, já que a sua mecânica não tem nada a ver com regras de RPG e sim com simples lógica, raciocínio e percepção.

O objetivo é disponibilizar esses "quebra-cucas" para serem usados em qualquer mesa para desafiar seus jogadores e não os dados que eles rolam. No entanto, apesar desses desafios serem construídos para serem resolvidos sem a necessidade de se envolver a mecânica de cada sistema, o mestre pode, se quiser, dar dicas para aqueles personagens que possuem alguma perícia, habilidade, talento ou algo parecido, apropriado à situação.

O desafio mental de hoje é para ser utilizado em bilhetes deixados por organizações secretas, cultos, inscrições misteriosas em lugares secretos, em informações que não devem estar imediatamente disponíveis aos jogadores. Conhecido como Cifra de César, é um tipo de criptografia simples em que as letras de uma mensagem são substituídas por outras letras do mesmo alfabeto, apenas com uma diferença numéricas de letras. Por exemplo, se a diferença for de 5 letras, o A seria F, o B seria G, o C seria H, e assim por diante.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Bruxos & Bárbaros - Classes - Xamã

O texto do "Jogo Rápido" do Bruxos & Bárbaros está praticamente pronto, restando apenas algumas informações para mestres e o texto da aventura. Após isso, faremos uma revisão do texto, diagramação em livreto A5, inserção de arte, e liberaremos o "Jogo Rápido" para todos que quiserem testá-lo. Enquanto isso, eu vou continuando a postar atualizações e "previews" do jogo. Hoje apresento a classe dos Xamãs.

Os Xamãs do B&B são originários das tribos de selvagens do Sul. Na Selva de Yuzula, diferentes tribos vivem lado a lado, as vezes de forma pacífica, outras vezes com rivalidades mortais. No entanto, todas elas cultuam espíritos e sabem da conexão do mundo mortal com o mundo espiritual. Os Xamãs são, justamente, o canal de comunicação entre esses dois mundos e, sendo assim, ocupam lugar de destaque entre os Ungawa. Esses líderes espirituais são capazes de invocar espíritos protetores, captar a força deles para ajudar ou prejudicar mortais e, até mesmo, mexer com os espíritos dos seres humanos. Atualmente, o Xamanismo já se expandiu para além das selvas do sul, mas os Ungawa ainda são aqueles com mais experiência nesse campo. Ao contrário de outras classes conjuradoras, eles também são bem capazes em combate, já que, constantemente, precisam liderar suas tribos em batalha.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Alquimia para a Mesa de Jogo - Fazendo um "Prop" de Poção

Atendendo a pedidos, a postagem de hoje vai trazer uma receitinha bem simples para preparação de poções! Não, não. Não é para nenhum sistema específico, ou cenário de jogo. É para você, mestre do jogo, para que possa preparar uns "props" bem legais para suas mesas. Para quem estranhou o nome, "props" são acessórios, objetos, e coisas, usadas para ampliar a experiência de jogo e atiçar os sentidos. Coisas como mapas desenhados, pedras em formatos de gemas, anéis com inscrições, e poções em frascos coloridos, que saem do jogo para a mesa, e podem ser tocadas e manipuladas pelos jogadores.

No nosso caso, vou ensinar vocês a prepararem um "prop" que pode, inclusive, ser consumido pelos jogadores. São poções, em frasquinhos de plástico (que parece vidro) com tampas de rolha, de várias cores. Elas são utilizáveis para diversas ocasiões em que os personagens encontrem esses objetos pela aventura. Como a cor pode variar, você pode estabelecer um padrão de cores para poções diversas e criar algumas bem diferentes, com uma tabelinha de efeitos aleatórios.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Bruxos & Bárbaros - Classes - Druida

O jogo Bruxos & Bárbaros vem tomando forma, cada vez mais nítida, enquanto eu vou transcrevendo e rearrumando as diversas anotações, emails, tabelas, e outras coisas, que foram feitas. Inclusive, é bem provável que eu faça um playtest aberto do jogo na próxima Dungeon Carioca. Em breve, o material desse "playtest", o Jogo Rápido, vai ser liberado aqui no blog para que qualquer um conheça e comece a jogar também. Por enquanto, ficamos com a apresentação de mais uma das classes básicas do jogo: o Druida.

Esses líderes espirituais são mais comuns nos povos bárbaros do norte, principalmente entre os Solsonnir e os Rumânicos. Eles são bastante diferentes dos Sacerdotes, no sentido de que não servem a uma entidade em particular, mas reverenciam, cultuam, e manipulam, as forças elementais e primais de Anttelius. Essas forças são ligadas à vida e à morte, à água, ao fogo, ao vento, à terra, e tudo que forma o mundo. Mas assim como a natureza, elas são caóticas, difíceis de controlar, e imprevisíveis. Da mesma forma que o vento pode ser uma brisa reconfortante em um momento e um furacão destruidor em outro, os Druidas agem de formas imprevisíveis, as vezes sendo tão calmos quanto uma lagoa, outra vezes demonstrando a fúria de um tsunami.

domingo, 2 de junho de 2013

Cirande de Blogs - Tema de Junho: Queijo

Chegamos ao terceiro mês da Ciranda de Blogs, que para minha surpresa está sendo muito bem recebida pela comunidade RPGística. A ideia é, a cada mês, propor um tema, que pode ser uma palavra ou uma frase curta, e dar o prazo de um mês para quem quiser produzir algo relacionado ao tema, e que tenha a ver com RPG. O primeiro tema foi "Arma de Raios", e tivemos mais de dez postagens de blogs diferentes participando da brincadeira, com diversas interpretações (nem sempre Arma de Raios é, necessariamente, uma pistola laser). O segundo tem foi "Mãe" (em homenagem ao Dia das Mães) e tivemos 18 participações!

Basicamente, a brincadeira funciona assim: Cada início de mês será proposto um tema aberto, geralmente uma palavra ou frase bem curta, que seja aberta a várias interpretações. Os blogueiros e outros participantes que queiram entrar na ciranda têm, então, um mês para escrever um artigo, uma aventura, fazer um vídeo, podcast, ou qualquer outra coisa ligada da RPG (qualquer sistema, cenário, gênero), relacionada com o tema. O tema nem precisa ser o elemento central, mas deve ter relação com o artigo. Por exemplo se o tema for "Ondas", logo você pensa em oceano, depois em navios, e você decide fazer um artigo sobre barcos voadores. Mas tem ondas no céu? Não, mas é só você explicar a relação e pronto, tá valendo.