terça-feira, 30 de outubro de 2012

Um Ótimo Retrato de D&D na TV - Freaks & Geeks

Sem dúvida, já houve diversas representações e aparições de RPGs, especialmente D&D, em filmes, séries de TV e outros programas. Algumas mostrando o jogo como apenas uma curiosidade ou piada. Outras mostrando um relato distorcido e prejudicial do nosso passatempo favorito. Mas ocasionalmente aparecem algumas produções que retratam o jogo de forma muito boa e até engrandecedora.

No caso, um dos retratos mais legais que eu já tive a oportunidade de ver nas telinhas apareceu no último episódio da série "Freaks & Geeks". Essa série se passa em uma escola nos anos 80 e mostra o dia a dia de adolescentes, seus problemas, romances, e tribos (nerds, atletas, populares, encrenqueiros, punks). Um dos personagens principais é o Sam, um típico nerd (como muitos de nós). Baixinho, franzino, apaixonado por uma "cheerleader" (que é uma menina superfícial), ele joga D&D com seus amigos, mas, neste episódio especificamente, estava pensando em parar de jogar, porque estava cansado de ser chamado de "geek".

domingo, 28 de outubro de 2012

Pontos de Partida - Halloween

Halloween, ou Dia das Bruxas como conhecemos, é um feriado celebrado em diversos países pelo mundo com um dia se vestir com fantasias de monstros e sair de porta em porta pedindo doces. Mas nem sempre esse foi o ritual observado nessa data. De origem celta, esse dia era chamado de Samhein e marcava o fim da temporada de colheitas e o começo do longo e frio inverno. Acreditava-se, também, que a barreira que separava o mundo dos mortos e o mundo dos vivos se tornava mais fraca nesse dia, permitindo que espíritos retornassem do outro lado para fazer o que desejassem. Era uma data de preparativos para uma época difícil do ano e de rituais para apaziguar os mortos e espantar maus espíritos (alguns desses rituais envolvendo até sacrifícios humanos pelos druidas).

A igreja católica, mais tarde, trabalhou para afastar a imagem dessa data de rituais de outras crenças e até mudou a data do seu feriado de todos os santos (All Hallows) para 1º de novembro, transformando o Halloween na véspera desse feriado (Hallow's Eve). Essa data passou a ser o dia em que os vivos rezavam e ofereciam coisas para as almas das pessoas que ainda não tinham alcançado o paraíso e estavam no purgatório. Bolos eram oferecidos chamados de "Soul Cakes" (Bolos das Almas) a pessoas que iam até suas portas (o que pode ter dado origem ao que hoje conhecemos como "Doces ou Travessuras"). Com o passar do tempo, o dia que era uma data religiosa e importante foi se tornando uma mera brincadeira. Mas não precisa ser assim na sua mesa de jogo.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Halloween e RPG - Encontros no Rio e Jogos de Graça

Dia 31 de outubro é comemorado o Halloween em diversos países, mas não aqui no Brasil. Mas isso não nos impede de absorver um pouco da cultura de fora e fazermos alguma brincadeiras. Embora a origem desse dia seja muito mais profunda, hoje ele é, basicamente, um feriado infantil, quando crianças saem na rua fantasiadas e pedindo doces, tudo com uma roupagem de filmes de terror, esqueletos, fantasmas e vampiros.

E os RPGistas? O que fazem nesse dia? Ora, jogam RPGs de horror, com zumbis, esqueletos, fantasmas e um clima mais sombrio! Sendo assim, nesse final de semana (dias 27 e 28 de outubro) vão acontecer dois encontros de jogadores de RPG aqui no Rio de Janeiro. O Saia da Masmorra, no sábado, e o Dungeon Carioca, no Domingo. Dois encontros no mesmo final de semana em dias distintos para ninguém deixar de jogar!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Resenha - Savage Worlds - Os Mundos Selvagens

Cal Sartoth não tinha certeza da direão em que estavam indo, naqueles corredores escuros da antiga cidade de Adharion, em ruínas há milhares de anos. Ele seguia seu coração e esperava que ele não o levasse, junto com seus companheiros, nas garras e dentes dos monstros que geralmente habitavam aqueles locais ou em uma armadilha de seus inimigos.

Eles estavam ali por ouro, fortuna e a glória de encontrar a espada do antigo rei de Adharion, pelo menos, a maioria entre eles estava lá por esse motivo. Cal tinha sua própria motivação. Ele estava ali para provar seu valor para o povo de Dinhorn, especialmente para o pai da princesa Malfharis, a mais bela mulher de todas as que habitavam os oceanos de areia daquele planeta desértico.

Savage Worlds, é um RPG genérico da Pinnacle Entertainment, que está sendo traduzido e lançado no Brasil pela Editora RetroPunk. Mas ele não é um RPG genérico parecido com aqueles que você já conhece, ele é um RPG de ação e aventura. Rápido, agil e, como o nome diz, selvagem.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Delving Deeper - Download Grátis - Mais Old School Impossível

Dungeons & Dragons foi lançado em 1974, quase como um módulo do jogo de miniaturas Chainmail. Ele permitia que, ao invés dos jogadores controlarem grande exércitos em campos de batalha, eles controlassem campeões e heróis específicos em situações diversas, como exploração de masmorras, ruínas e terras desconhecidas.

Acontece que você precisava do Chainmail para ter uma compreensão completa do jogo. Além disso, a linguagem e a apresentação do material eram um tanto confusas. De qualquer forma, esse foi um jogo muito popular e que alcançou um público bem extenso. Aliás, até hoje, há muitas pessoas que jogam esse sistema original, e adoram sua simplicidade e flexibilidade. Isso sem contar as pessoas que revisitaram essa versão e decidiram fazer dela, a sua.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bruxos & Bárbaros - Conceitos Iniciais


Se pudéssemos resumir o jogo em um parágrafo, ele seria assim: É um jogo de RPG sobre aventureiros em um mundo decadente, selvagem e fantástico. Ruínas antigas se escondem em regiões esquecidas, tribos bárbaras vagam pela áreas não civilizadas, magos e feiticeiros fazem de tudo por seus poderes, e criaturas bizarras se escondem nas sombras. O personagens não são heróis que combatem o mal. Eles são indivíduos corajosos que vão atrás daquilo que querem, seja riquezas, fama, glória ou uma morte digna em combate. Os personagens são todos humanos, embora de etnias e origens diversas, com culturas próprias. Elfos, anões, halfings e outras raças fantásticas não são como as conhecemos e podem nem existir nesse mundo. Os conceitos e imagens que temos da fantasia tradicional devem ser esquecidos e suplantados com outros conceitos fantásticos, mais sombrios e estranhos.

domingo, 21 de outubro de 2012

Itens Mágicos - As Mochilas da Irmandade

Uma velha mochila pode ser mais do
que aparenta ser...
Em outra oportunidade, fiz uma postagem sobre como tornar os itens mágicos de um jogo mais fantásticos e misteriosos. Agora, está na vez de trazer alguns exemplos e criar objetos que possam ser utilizadas nas mesas por aí. Por isso, comecei uma série que trará sempre um item mágico diferente, com uma origem, história, propósito, poderes e, por que não, ganchos de aventuras ligados a ele. O primeiro item apresentado foi a Moeda de Rulak, um item que é, ao mesmo tempo, uma benção e uma maldição. Hoje, trago as Mochilas da Irmandade.

As Mochilas da Irmandade: Essas mochilas (existe um número limitado delas) tem a aparência de velhas e surradas mochilas de couro, com um símbolo grande em baixo relevo mais escuro, o símbolo da Irmandade. Apesar de parecer muito velha e desgastada, é preciso bastante esforço para rasgá-la ou destruí-la de outra forma, como se uma espécie de campo mágico lhe desse maior resistência. Se encontrada, ela provavelmente estará perto dos restos mortais de um aventureiro ou ex-membro da esquecida sociedade, surpreendentemente bem conservada se comparada às outras coisas.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Enigmas e Charadas - Charadas Mortais II


Enigmas, quebra-cabeças, charadas e outros desafios mentais eram atrações garantidas em diversas aventuras antigamente, mas cada vez mais eu tenho visto o seu número diminuir. Por esse motivo comecei uma série de postagens com esses elementos para serem utilizados em qualquer jogo, já que a sua mecânica não tem nada a ver com regras de RPG e sim com simples lógica, raciocínio e percepção

O objetivo é disponibilizar esses "quebra-cucas" para serem usados em qualquer mesa para desafiar seus jogadores e não os dados que eles rolam. No entanto, apesar desses desafios serem construídos para serem resolvidos sem a necessidade de se envolver a mecânica de cada sistema, o mestre pode, se quiser, dar dicas para aqueles personagens que possuem alguma perícia, habilidade, talento ou algo parecido, apropriado à situação.

Como a postagem com enigmas que fiz fez bastante sucesso (é a mais visitada do blog), resolvi fazer uma outra, com novas charadas para serem decifradas pelos jogadores. Serão apresentados quatro enigmas no estilo "o que é o que é" e "decifra-me ou te devoro". São desafios que testam a dedução lógica, o raciocínio rápido e a esperteza dos seus jogadores. Esse tipo de obstáculo é ideal para colocar no caminho mais curto que os heróis queiram tomar para algum lugar, na porta de uma sala de tesouros guardado por uma estátua ou criatura, ou com alguma criatura sádica que aprisiona os personagens e propõe um jogo de charadas, deixando eles fugirem se acertarem as charadas, ou devorando-os caso ocorra o contrário. Pois bem, os quatro enigmas são os seguintes:

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bruxos & Bárbaros - Por que um sistema próprio?

Uma pergunta que podem fazer em relação ao Bruxos & Bárbaros é por que estamos fazendo um novo jogo, e não, simplesmente, adaptando o cenário a um RPG já existente. Bem, embora fosse possível adaptar o cenário a outros jogos, alguns aspectos que gostaríamos que fosse refletido no jogo se perderiam, enquanto outros aspectos, desses sistemas, que não se encaixam com o conceito do jogo seriam inseridos no mesmo.

A ideia é fazer um RPG integrado ao cenário. Um RPG de fantasia no estilo espada e feitiçaria, inspirados em contos de fantasia pulp, como os do Conan de Robert E. Howard, utilizando um sistema que seja ao mesmo tempo familiar, diferente e que se encaixe com o clima que queremos passar. Um sistema que nos faça reviver aspectos do RPG de fantasia original e, ao mesmo tempo, traga as facilidades e inovações recentes. Além de ter algumas mecânicas e toques únicos que o deixe totalmente integrado ao mundo de campanha.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Guia Básico de Criação de Aventuras - Parte I

Um mestre criando suas aventuras
Uma das coisas mais legais de ser um mestre de RPG é criar seus próprios mundos, personagens, vilões e aventuras, para que os personagens dos jogadores possam interagir, descobrir e conhecer. É uma coisa quase mágica e muito gratificante, quando você vê que eles estão se divertindo e curtindo aquilo que você criou. Mas uma coisa é certa, essa tarefa pode parecer intimidadora para muita gente.

Muitos acham que criar uma aventura envolve criar e pensar em todas as cenas e situações possíveis e imagináveis que os personagens possem se envolver. Eles tentam criar anotações, NPCs e estatísticas de todos os possíveis encontros e escolhas que os jogadores possam fazer. Isso, é claro, dá um trabalho tremendo e de proporções desanimadoras. Em pouco tempo o mestre desiste disso e parte para uma abordagem mais rígida, típica daqueles jogos que restringem bastante as escolhas dos jogadores, dando-lhes opções pré-determinadas. Apesar disso facilitar o trabalho do mestre, alguns jogadores podem se sentir muito frustrados e considerar a aventura por demais artificial e forçada.

domingo, 14 de outubro de 2012

Reporte - Moonfest - A Festa do RPG Nacional

Meu sábado começou bem cedo. Às 6:30 da manhã eu acordava para preparar minha mochila, meu equipamento, armadura e armas. Chamar um taxi, um transporte terrestre rápido de meu reino, e me dirigir ao aeroporto. Lá eu me encontrei com três amigos aventureiros (Felipe, Daniel e Eduardo), todos ansiosos e com a mochila preparada trazer de volta os espólios de nossa aventura em São Paulo.

Embarcamos na besta alada, chamada de Tam, para cobrirmos a distância que separava nosso povoado da região onde se encontrava a masmorra que iríamos explorar, a Moonfest. Essas criaturas aladas voam tão rápido que houve poucas oportunidades para encontrarmos criaturas hostis em nossa jornada. No caminho fizemos um desjejum com hidromel e pão com carne seca de mamute.

Chegamos na grande cidade de São Paulo em pouco mais de uma hora. A temperatura gelada daquelas terras não nos pegou de surpresa, pois estávamos preparados para os perigos do frio. Nos dirigimos então até uma estalagem próxima para o nosso "segundo café da manhã", na tradição dos hobbits do condado. Isso tudo para recuperarmos nossas forças antes de nos dirigirmos à loja de equipamentos mais próxima, a Moonshadows. Foi uma caminhada longa e árdua, já que não tínhamos certeza do caminho.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Projeto Bruxos & Bárbaros - O Começo da Jornada

"Sente-se, meu jovem, pois as histórias que tenho para lhe contar são demasiadamente longas. Você disse que quer conhecer os segredos desse mundo e o porque de tudo ser como é hoje. Pois bem, antes de começarmos seu aprendizado, é melhor deixarmos algumas coisas bem claras."

Bruxos & Bárbaros é um projeto de um jogo de RPG que eu (Diogo Nogueira) e Felipe "PEP" estamos desenvolvendo. Ele será um RPG "Old School", inspirado, entre outras coisas, nas histórias de fantasia pulp, de espada e feitiçaria e fantasia estranha; nas versões clássicas do jogo de fantasia original; e, porque não, em outros jogos que achamos interessantes e capazes de acrescentar elementos importantes ao gênero e ao jogo em si.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Reporte - Fiasco - A Vida Como Ela É

Há algumas semanas, rolou aqui em casa uma partida de Fiasco (que você pode conhecer um pouco mais por essa resenha) utilizando um "playset" nacional, o "A Vida Como Ela É" (inspirado nas obras de Nelson Rodrigues). Que, aliás, são histórias que se encaixam perfeitamente com o clima de Fiasco. Pessoas adúlteras, famílias desfuncionais, filhas rebeldes, filha que se finge de santinha, ladrões baratos, relações incestuosas, enfim, uma verdadeira confusão, que sempre leva a um Fiasco.

Assim, eu, minha esposa e um casal amigo nosso (Ana e Luiz), nos sentamos à mesa e começamos a Preparação. Essa parte é bem divertida e o pessoal se divertiu bastante só de ficar lendo e escolhendo as diversas possibilidades de relações, necessidades, locações e objetos. No final acabamos com a seguinte configuração: Tínhamos uma filha safada, que se fingia santinha para o pai pobre, conhecida como "Santinha". Um pai que tinha duas famílias, o "Seu Herculano", uma pobre a outra rica, contra a qual queria dar um golpe do baú. A filha rica rebelde, "Adelaide", que detestava o padrasto e sua rigorosidade. E o ladrãozinho boliviano virgem, chamado de "Miguelito", vivendo no quartinho dos fundos da casa da família pobre. Aliás, atrás dessa casa ficava um bordel, onde meninas se prostituíam, e para onde Miguel fez um buraco na parede, de modo a ver o que acontecia lá dentro. Santinha só pensava em uma coisa, e era fazer sacanagens com os inquilinos do pai dela, sem ele ficar sabendo e deixando os primeiro bastante encrencados. Sinceramente, não lembro o objeto que sorteamos na história, mas ele não teve muita importância e acabou sendo esquecido. Ou seja, nem tudo que você sorteia na fase de preparação precisa ser usado. Nós já tínhamos elementos tão legais e ricos, que a história se formou ao redor deles e o objeto acabou sendo deixado de lado.

domingo, 7 de outubro de 2012

Sendo um Jogador Melhor - Preparação

Nós temos sempre a impressão que a vida dos jogadores é muito fácil, simples e descomplicada. Que o único que deve perder algum tempo antes da sessão se preparando é o mestre do jogo. Mas isso não é verdade. Não para os jogadores mais atentos e que facilitam bastante a vida dos narradores e ajudam com o desenrolar do jogo.

É isso mesmo. Quem quer ser um jogador melhor, daqueles que o pessoal tem gosto de chamar para jogar precisa aprender que há sim alguns preparativos a serem feitos antes do jogo. São coisas que facilitam a vida do jogador, dos outros jogadores e principalmente a do mestre (que já tem trabalho demais, concordam?). Além disso, um jogador despreparado em uma mesa pode cortar o clima na hora errada e deixar todo mundo desmotivado. Sendo assim, preparei algumas dicas para os jogadores estarem mais preparados para as noites de jogo.

sábado, 6 de outubro de 2012

Promoção Pontos de Experiência na Moonfest!

É isso aí, galera. Todo mundo já está sabendo do evento super maneiro que a Redbox e a Moonshadows está organizando, o Moonfest. Vai rolar mesas de RPG (vou tentar levar uma mesa de Astonishing Swordmen & Sorcerers of Hyperborea), estandes com venda de produtos (novos e usados, você pode levar o que você tem aí em casa e acabar ganhando dinheiro para comprar algo novo), palestras, torneio PVP de Old Dragon e... porque não, uns sorteios.

Isso mesmo. Eu, Diogo, vou marcar presença lá no Moonfest e vou levar umas senhas (números) para distribuir para  a galera. Esses números eu vou usar para sortear os arquivos digitais (PDFs) de um jogo de fantasia old school muito maneiro, o Astonishing Swordmen & Sorcerers of Hyperborea (tem uma resenha minha aqui). Esse jogo foi feito por anos por um cara muito legal, o Jeffrey Talanian, que fez um financiamento coletivo e produziu uma caixa muito irada para o jogo. Como eu não tenho essa grana toda para sortear uma box do jogo, vou sortear o pacote dos PDFs com tudo que você precisa para jogar. Inclusive, vem o PDF da caixa, que você pode imprimir e montar.

Pontos de Partida - Eclipses

Eclipses são eventos astronômicos que ocorrem quando um astro é obscurecido, seja pela sombra de outro astro, ou por outro objeto que se posiciona na frente desse. O que ocorre, por exemplo, em um eclipse solar, é que nós não conseguimos ver o sol como de costume, já que a sombra da lua o cobre e parece que temos noite por alguns minutos. Mas é claro que existe diversos outros tipos de eclipse, como o lunar, o de planetas e outras estrelas.

Em épocas passadas, no nosso mundo, isso era motivo de muita superstição, as vezes visto como uma coisa boa, outras vezes como coisa ruim, mensagem dos deuses, augúrio e outras coisas. Agora, imaginem em um mundo de fantasia, onde os deuses tem uma influencia real, a magia é verdadeira e provem de forças ocultas e além da compreensão humana. Sem falar nos seres extra-planares e suas influências na vida terrena. Além disso, os astros tem influência em diversas coisas na nossa vida, como marés, climas, estações do ano. Em um mundo de RPG eles podem ter outros poderes ainda mais impactantes. Não seria surpresa se algumas aventuras acontecessem por causa de eclipses, não é?

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Evento em São Paulo - Moonfest - Dia 13 de Outubro


Ok, não vai ter RPGCon. Mas tudo bem. Quem estiver em São Paulo no dia 13 de outubro terá uma ótima opção para se divertir o dia inteiro. Vai acontecer a primeira edição da Moonfest, um evento organizado pela editora Redbox, e a loja Moonshadows, com apoio das ditoras Retropunk, Pinnacolo e Secular Games. Então, se você esta preocupado que tinha reservado hotel e avião para ir a Sampa por causa da RPGCon, não se desespere.

Para quem não conhece (como assim!?), essa editoras são três das mais ativas e inovadoras do mercado brasileiro. Todas elas com jogos próprios, nacionais, e licenças gringas, criadas por jogadores como eu e você. Particularmente, sou fã do trabalho das três. A Moonshadows é uma das lojas mais tradicionais de RPGs, Cards e Quadrinhos de São Paulo, sempre pronta a dar um apoio e força ao cenário nacional. Sendo assim, deem uma passada lá, garanto que não vão se arrepender. Abaixo, segue o release oficial do evento:

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cenários Fantásticos - Dark Sun - O Mundo Selvagem de Athas

Os ventos da mudança finalmente sopram nas areias desse mundo terrível. Por milhares de anos as coisas permaneceram as mesmas, com os Reis-Bruxos impondo seus desejos, caprichos e vontades sobre todos ao seu redor. Guerras entre as Cidades-Estados ocorrendo de tempos em tempos, mas não para lutar por mudanças boas ou necessárias, mas apenas para testar o poder de um déspota insano sobre o outro.

Mas os ventos da mudança finalmente chegaram. Kalak, o Rei-Bruxo de Tyr está morto, e, agora, está é a primeira Cidade-Estado livre de toda a região. O Feiticeiro foi morto não por um de seus rivais, mas por mortais, como eu e você, dotados de coragem e vontade. Agora, muitos questionam a imortalidade e o domínio que os Reis-Bruxam mantém a milênios sobre o mundo. Os ventos chegaram, agora, resta saber para onde iram soprar...


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Crise do RPG no Brasil - Fala Sério...

Não rolou esse ano, mas os organizadores
merecem aplausos por mantê-la esses
anos todos. Ano que vem sai!
É, não vai ter RPGCon esse ano. Segundo alguns, isso é sinal do "Fim dos Tempos" para o RPG no Brasil. Ao que parece, isso só prova o quanto o mercado do Brasil é fraco, não se sustenta e está fadado a desaparecer. Além disso, alguns dizem que já anunciavam isso há muito tempo, que o cenário brasileiro está falido e que nada vende, ninguém joga e tudo acaba. Era óbvio que isso ia acontecer. Com o anúncio do cancelamento da RPGCon, logo viriam os arautos do apocalipse, falando para todos que quisessem, ou não, ouvir que o RPG no Brasil estava morrendo.

Bem, eu não sei quanto a vocês, mas eu não consigo enxergar isso não. Aliás, meus olhos me mostram algo totalmente diferente. Mas talvez seja somente eu, não é? De qualquer forma, como exercício para manter minha sanidade, vou enumerar as coisas que fazem com que eu ache que o cenário RPGístico no Brasil está caminhando bem. É importante frisar que eu não acho que estamos em um mundo ideal, claro que não, mas realmente acredito, e com base no que converso e tenho contato com pessoas envolvidas no meio (até tenho um envolvimento pequeno aqui e ali), que o RPG por aqui está caminhando firme, ainda com um longa estrada a sua frente, mas ele se levantou do tombo que tomou há alguns anos atrás.